Total de visualizações de página
Seguidores
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO de VALDETE SANTOS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil.
Based on a work at assessoriaemeducacao2012.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com/.
CURTIR_FACEBOOK
- COMO NASCEU O MEU PROJETO " LEITURA, CUIDA, MUDA +1"...CLIQUE AQUI!
- O QUE SÃO CÍRCULOS DE BIBLIOTERAPIA
- SAIBAM MAIS SOBRE " CLUBE ALADO DA ESCRITA" _ MULHERES QUE ESCREVEM
- VAL SANTOS CONVIDADA PELA "PROELER_UESC EM SALVADOR" COM "VITRINE LITERÁRIA"SALVADOR
- COMO DIVULGADORA CULTURAL E ASSESSORA PEDAGÓGICA_EDITORA LEITURAS EDUCATIVAS
- E.M. 25 DE ABRIL/2009
- BLOG DA E.M 25 DE ABRIL
- WHATSAPP_CONTATO
Pesquisar este blog
segunda-feira, 19 de junho de 2017
quarta-feira, 20 de maio de 2015
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
450 ANOS DO RIO _ POESIAS E ATIVIDADES LÚDICAS COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA
OFICINA DE POESIA COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA
Tema: “O Fino da Bossa
e da Poesia”
Público-alvo: Alunos do 6º ao 9º ano
Criado por: Profª Valdete Santos, Lucia Maria Florencio e Vilma Tavares
I-
Justificativa
Há um pouco mais de 50 anos atrás o samba brasileiro
projetou-se nacional e internacionalmente por sua célebre batida sincopada. Foi
praticamente um movimento de emergência urbana, em que artistas, incluindo-se
aí compositores, cantores, instrumentistas e poetas, procuravam desvincular-se
do jazz, tão venerado na época, desenvolvendo versão popular e nacionalista da
cultura genuinamente brasileira.
O movimento cresceu, tomou corpo e se
engrandeceu nos festivais de música, recebendo o nome de Bossa Nova, porque era
original em sua batida, tendo João Gilberto, compositor brasileiro, como grande
representante deste momento na história da música e da poesia.
Para comemorar os 50 anos de Bossa
Nova, este projeto foi pensado pela Sala de Leitura Pólo da E.M. 25 de Abril
juntamente com a profª Vilma, que desenvolveu as etapas da oficina, cuja
culminância será o Sarau de Poesias.
II-
Objetivos
a)
Valorizar os diversos tipos de linguagens, conforme as diversas leituras do
mundo.
b)
Fazer com que o aluno observe a sutilidade do momento na música e na poesia.
c)
Despertar o senso crítico e a sensibilidade, levando o aluno a escrever de
forma poética.
III-
Motivação
1)
Os alunos ouvirão várias músicas de Bossa Nova para que percebam a melodia, o
ritmo, o lirismo, a poesia.
2)
Fotografias dos expoentes do movimento serão expostas para que os alunos se
familiarizem com os artistas.
3)
Ao som da música “Wave”, os alunos caminharão livremente pela sala,
movimentando seu corpo conforme o ritmo.
Quando a música for interrompida, eles deverão ficar parados no lugar e formar
grupos com os que tiverem mais próximos, dando início aos trabalhos.
IV
– Desenvolvimento
A dinamizadora tecerá alguns
comentários sobre o que foi a Bossa Nova, dando ênfase ao poeta Vinícius de
Moraes, com sua contribuição para o
movimento na época, recitando o “Soneto da Fidelidade”.
Atividades Práticas
1)
A partir das
músicas “Chega de Saudade” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), “Insensatez” ( Tom
Jobim e Vinícius de Moraes) e “Minha Namorada” (Vinícius de Moraes), os alunos
farão uma nova produção lírico-poética.
2)
Com base nas
letras das músicas “Samba do Avião” (Tom Jobim), “O Barquinho” (Roberto
Menescal e Ronaldo Bôscoli) e “Águas de Março” (Tom Jobim), será elaborada uma
poesia falando sobre o Rio de Janeiro.
3)
O aluno produzirá
uma poesia em homenagem a Vinícius de Moraes, entitulada “Ode ao Poetinha”.
4)
A partir de
versos construídos pela dinamizadora, os
grupos terão como tarefa ampliar a poesia construindo novos versos e,
posteriormente, tentar musicá-la com a batida sincopada, característica da
Bossa Nova.
ELA
Deusa da minha vida
Inspiração da minha poesia
Quando me vejo cansado
Acalento dores em teu espírito iluminado
Abrigo onde guardo e me protejo
Do mundo lá fora
És paz do meu amor
Única e bela como uma flor
Emoção incontida
Dos meus momentos de vida
(Vilma Tavares)
-
Recursos Humanos
Professores de Sala de Leitura da U.E.
e a professora convidada como
dinamizadora.
VI
– Recursos Materiais
·
DVD com imagens
do Rio de Janeiro e músicas da Bossa Nova
·
CD com músicas da
Bossa Nova
·
Pranchas sobre a
Bossa Nova com imagens dos artistas do movimento
·
Material impresso
com as letras das músicas trabalhadas
VII
- Avaliação
Os alunos deverão externar seus
sentimentos em relação à oficina através de uma frase significativa, extraída
de uma música da Bossa Nova.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA
# CLIQUE AQUI:
domingo, 24 de agosto de 2014
PROJETO RÁDIO ESCOLAR
Público Alvo: Ensino Fundamental
A radio é um dos primeiros meios
de comunicação e ainda hoje é um dos meios mais utilizados, tem maior
credibilidade pela população, diminuindo
distâncias entre as pessoas . E rádio
também é coisa de jovem incorporando-os
aos seus espaços de vida , dentro e fora da escola. Na escola vem sendo
uma nova possibilidade de comunicação, podendo converge-se com outras
tecnologias e mídias, como a telefonia
móvel a TV , a internet , confirmando a permanência deste meio de
comunicação no nosso século, tornando -se mais um recurso didático onde há
possibilidades de trabalhar com a linguagem oral nos seus mais diversos
estilos, desenvolvendo assim muitas habilidades.Além disso, em um projeto
político pedagógico, trazer a rádio para o cotidiano da escola é uma forma multidsicisplinar e
abrangente de garantir para todos o acesso
a conteúdos vivos e concretos . O aluno aprende a analisar , apreciar diferentes formas musicais , reconhecer
estilos , gêneros, além de estar fixando conteúdos da forma contextualizada e
significativa.
II- Metas:
- Produzir uma
rádio escolar , possibilitando seu uso como instrumento pedagógico no
processo de aprendizagem dos alunos;
- Sensibilizar professores, alunos e a comunidade
escolar para participação na
produção de um programa de rádio escolar;
III -Objetivos Gerais:
- Reconhecer
a rádio , não só como uma forma de
entretenimento, mas também como uma prestadora de serviços que informa e
entretem.
IV - Objetivos
Específicos:
·
Exercitar a imaginação;
·
Favorecer a autoestima;
·
Exercitar a leitura crítica;
·
Disponibilizar diferentes gêneros musicais para
a apreciação;
·
Identificar
possibilidades diversas do uso da
língua ;
·
Favorecer o relacionamento interpessoal;
·
Facilitar a desinibição;
·
Possibilitar a integração multidisciplinar;
·
Favorecer o trabalho em grupo e o espírito
crítico.
V- Desenvolvimento:
a) Escolha
da equipe que produzirá a rádio:
As funções que os estudantes envolvidos num processo como
esse têm a desempenhar são várias:
Locutor: Apresentador ou noticiarista, sua fala tem
que ser clara , ritmada e pausada
Produtor ou editor:
Marcar as entrevistas , escolher as músicas e transformar o que
está publicado nos jornais e
revistas em notícia falada.Coordenar as
tarefas necessárias à realização do programa
Repórter:
Coleta de informações a partir da pauta definida
Sonoplasta: responsável pela sonorização da rádio
Revisor: responsável que irá revisar todo o programa
que irá irar no ar
b) Escolha dos
itens pertinentes à radio:
Nome da rádio / Slogan / Vinheta de abertura e / ou de encerramento/ Comerciais /
Campanhas / Chamadas / Pesquisas / Entrevista / Dia da reunião de Pauta/
c) Escolha
do gênero do programa:
Revista (variedades) / Musical / Esportivo/ Jornalístico/
Esportivo/ Jornalístico/Educativo/ Humorístico/ Infantil/Rádio –teatro/
Serviço(utilidade pública)/Rádio-teatro/ ou a mistura de vários estilos. pela
população
d) Planejamento:
- O planejamento será feito semanalmente, onde os alunos de início escolherão os itens a cima e a forma de divulgação da rádio: cartazes, anúncios pelo microfone, cartazes ou outros tipos de divulgação.
- Para os alunos do 1º segmento poderá ser feita uma apresentação com uma representação com fantoches para divulgação da rádio.
- A apresentação do programa será feito de 15 em 15 dias,no horário do recreio , pelos alunos do turno,que quiserem participar junto com os alunos do contra-turno que quiserem ficar após o horário.
Obs: Para escola de horário integral é uma atividade que pode constar na grade.
- A programação seguirá a ordem estabelecida pelos componente da equipe de trabalho e durará por volta de 15 minutos.
VI- Recursos Humanos:
Indiretamente:
Toda equipe escolar
Toda equipe escolar
Diretamente:
- Direção
- Coordenação
- Supervisão
- Alunos interessados
Professora de Sala de Leitura
VII - Recursos materiais
O equipamento básico para a rádio
e mesa de áudio , um amplificador, um gravador , um microfone,cabos conectores e caixas acústicas
e CD player (opcional), para que o programa seja gravado.Porém de início pode ser usado o equipamento existente no colégio, já que o
programa será ao vivo, microfones, CD player e caixas acústicas .
VIII- Avaliação
( Elaborado por Profª Valdete Santos )
E.M. Mozart Pinto
Colégio Estadual Baltazar Carneiro
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
VALDETE SANTOS É DIVULGADORA CULTURAL DA EDITORA LEITURAS EDUCATIVAS
Clique na imagem abaixo e conheça o blog da "Editora Leituras Educativas"
A professora e pedagoga, com 30 anos de experiência na área de educação no magistério e gestão escolar, realiza a "ASSESSORIA PEDAGÓGICA" e participa como "DIVULGADORA CULTURAL", há 1 ano, desse belíssimo projeto de inserção literária em escolas e diversas instituições, livrarias, cursos bilíngue, entidades filantrópicas, internet, advindo dessa ilustre "EDITORA LEITURAS EDUCATIVAS", a qual tem uma visão global ao elaborar suas obras com extremo profissionalismo e exatidão em todo processo de criação até a finalização de cada livro, abrangendo público alvo de forma ampla, com a diversidade de temas e propostas que oferecem aos leitores. Suas atividades englobam a divulgação e também, elabora e organiza eventos de autógrafo com o autor em evidência, planejando e executando todas as atividades e recebendo os convidados, assim como, realiza a "OFICINA LITERÁRIA DINAMIZADA".
segunda-feira, 30 de junho de 2014
segunda-feira, 2 de junho de 2014
TRABALHO SOBRE A COPA DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Esse trabalho contextualizado com o tema COPA DO MUNDO , foi realizado pela Profª Lucia Maria Florencio da Sala de Leitura da Escola Municipal 25 de Abril, na Freguesia em Jacarepaguá na cidade do Rio de Janeiro.Essa turma é exemplo de um belo trabalho de inclusão e integração realizado pela Profª Ana Paula Barros.
quinta-feira, 15 de maio de 2014
terça-feira, 18 de março de 2014
COPA DO MUNDO - LEMBRANÇA PARA ALUNOS E DECORAÇÃO DA SALA E DA ESCOLA
APRESENTAÇÃO DE DANÇA SOBRE A COPA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
DE INGLÊS E ED. FÍSICA DO CIEP 301 NO RIO DE JANEIRO
Acesse o link
À SEGUIR:
- DECORAÇÃO PARA SALA E
- LEMBRANÇA PARA ALUNOS
- ENFEITES PARA PORTA
- DECORAÇÕES DA ESCOLA
- MURAIS
PROJETO COPA DO MUNDO 2014 COM OBJETIVOS, CONTEÚDOS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES
JUSTIFICATIVA
O Futebol é um esporte extremamente competitivo, seja nos gramados ou fora dele. Prova disso são as frequentes discussões entre membros de torcidas rivais. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício à debates em classe , jogos externos e outros, a fim de transformar o que seria simples discussão (que por vezes tem fim trágico) em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo.
Dado o momento atual em que todos as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área, social, intelectual , política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.
ABERTURA:
No dia 12 de junho será dado o pontapé inicial na Copa do Mundo 2014 no Brasil e nossa escola certamente não ficará de fora do evento.
Em um um período determinado anteriormente a escola estará realizando sua abertura oficial com o cronograma abaixo:
Hino Nacional Brasileiro
Projeto Copa do Mundo 2014 com Objetivos, Conteúdos e Sugestões de Atividades
Distribuição de Bandeirinhas
Apresentações das torcidas organizadas e seus gritos de guerra.
Eleição da melhor coreografia da música ( Eu te amo meu Brasil).
Slide curiosidades da Copa.
Concurso de melhor poesia de Copa.
Competição "torta na cara" sobre curiosidades da Copa do Mundo
Sorteio de times e seus devidos oponentes
Despedida - Comes e bebes (comidas africanas e brasileiras)
OBJETIVO GERAL: *Clique aqui e leia: mais: http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com.br/2014/03/projeto-copa-do-mundo-2014-com.html#more
*Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais , valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
Reconhecer a importância da história de nosso País em Copas do Mundo;
Compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
Analisar o interesse econômico de cada País envolvido;
Compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada;
Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
Conhecer as contradições de nosso país.
Objetivos Língua Portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes, música, pluraridade cultural, ética, meio ambiente...leia sobre abaixo sobre "CONTEÚDO - SUGESTÕES- ATIVIDADES". * Clique aqui: http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com.br/2014/03/projeto-copa-do-mundo-2014-com.html#more
Ler corretamente os textos propostos, compreendendo sua mensagem.
Reconhecer o significado correto das palavras.
Interpretar corretamente os textos propostos.
Identificar a escrita correta das palavras.
Destacar os sinais de pontuação, compreendendo suas aplicações.
Produzir os textos de forma coerente e ortograficamente correta.
Reconhecer as letras do alfabeto diferenciando vogais de consoantes dentro dos textos propostos.
Separar e classificar corretamente as sílabas.
Reconhecer os adjetivos pátrios.
Produzir slogans de forma criativa e coesa e coerente.
Elaborar anúncios e propagandas.
Realizar pesquisas e colher dados diretamente ligados ao tema do projeto.
CONTEÚDOS E SUGESTÕES
Língua Portuguesa
Tipos de texto- informativo, descritivo, etc...
Alfabeto
Famílias silábicas
Sílabas
Adjetivos pátrios
Slogans
Anúncios e propagandas
Pesquisas
Vocabulário
Ortografia
Sinais de pontuação
Produção Textual
Sugestões de Atividades:
Leitura e interpretação de texto informativo
Descrição de países envolvidos na Copa ou de seus jogadores
Utilização de expressões futebolísticas para trabalhar letra inicial, vogais e consoantes.
Família silábica de objetos utilizados em jogos de futebol como ( bola, cartão, trave, gramado, camisas etc)
Separação e classificação das sílabas do nome de jogadores de nossa Seleção
Listagem em mural elaborado em grupo de adjetivos pátrios de cidades onde nasceram os jogadores da Seleção Brasileira.
Criar individualmente ou em grupo slogans e ilustrá-los.
Manipulação de dicionário a fim de obter significado de palavras pouco utilizadas, mas que estão inseridas em nosso Hino.
Utilização de texto informativo do País sede da copa para identificar sinais de pontuação e sua aplicação nas palavras.
Produção de texto individual ou coletivo sobre a história do Brasil em Copas do Mundo.
Objetivos Matemática
Aplicar as quatro operações corretamente dentro de problemas contextualizados
Ler , escrever, comparar e ordenar os numerais ordinais seguindo a sequência de colocação de cada time no Ranking da FIFA.
Reconhecer figuras geométricas utilizadas na elaboração do desenho de um estadio de futebol.
Fazer cálculos de diferença de fuso horário de cada país da copa aplicando a operação correta de acordo com os problemas propostos pelo educador
Elaborar gráficos de desempenho dos países em Copas do Mundo e fazer comparações entre eles.
Montar a tabela da copa e através dela fazer cálculos dos times que podem se encontrar na final do evento.
Elaborar( utilizando sucata) materiais esportivos e realizar compra e venda fazendo os devidos cálculos dos gastos e lucros.
Matemática
Numerais ordinais
Geometria
Operações
Medidas de tempo
Gráficos
Tabelas
Quantidade
Sistema monetário
Sugestões de Atividades:
* Clique aqui: http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com.br/2014/03/projeto-copa-do-mundo-2014-com.html#more
Colocação dos países campeões de Copas do Mundo em escala de 1 a 100.
Posição de alguns países no Ranking da FIFA ( Alemanha, Brasil. Arábia Saudita, Argentina, Itália etc ...)
Confecção de cartões utilizados pelo juiz, e maquetes de campos de futebol com suas diversas formas geométricas
Situações problema envolvendo times, países e jogadores de futebol.
Gráfico do desempenho do Brasil desde a primeira copa do mundo até a atual.
Montagem de tabela de jogos da Copa de 1994 ou a que o professor preferir
Cálculo de venda de material esportivo
Elaboração pelos alunos de produtos esportivos, anúncio e venda dos mesmos em feira montada na própria sala de aula com dinheiro sem valor.
Objetivos Ciências
Enfatizar a importância de uma boa alimentação para a saúde do corpo humano e sobretudo para um bom condicionamento físico dos jogadores.
Identificar e listar corretamente as partes do corpo humano.
Listar os animais das savanas que correm risco de extinção
Enumerar os benefícios que a água pode trazer ao jogador durante uma partida de futebol e aos seres humanos em geral
Comparar a vegetação da Amazônia brasileira com a de outros países.
Conscientizar os alunos sobre o perigo do uso de drogas no meio futebolístico e na vida
Confeccionar murais e ou maquetes com o tema AS SAVANAS
Ciências
Alimentação
Partes do Corpo
Animais em perigo de extinção
Água e seus nutrientes
Vegetação
Drogas
Sugestões de Atividades
Pesquisa sobre a alimentação utilizada por jogadores de futebol.
Desenho do técnico da seleção e listagem das partes de seu corpo
Pesquisar sobre a importância da água durante uma partida de futebol.
Comparação entre a vegetação africana e a brasileira
Estudo dos animais da fauna brasileira que sofrem risco de extinção
Montagem de mural com curiosidades sobre animais da fauna brasileira
Palestra sobre DOPING e os prejuízos que ele trouxe à vida de alguns atletas flagrados no exame.
Objetivos Geografia
Reconhecer o clima dominante em cada país e as causas da variação de país para país.
Identificar o continente a que pertence cada seleção participante da Copa
Confeccionar bandeiras
Discutir formas de governo expressando sua opinião a cerca do melhor sistema.
Refletir sobre as causas das desigualdades sociais no Brasil e analisar as possíveis soluções para o problema
Geografia
As desigualdades sociais no Brasil
Clima
Países e continentes
Bandeiras
Formas de Governo
Fome
Sugestões de Atividades
Debate sobre o tema: As desigualdades sociais no Brasil
Utilizar um país de cada continente e fazer a comparação de clima entre ele e por que existem diferenças
Fazer em Mural a listagem de Continentes e distribuir cada pais no devido espaço
Fazer comparações entre as formas de governo de dois países que participam da Copa 2014
Apresentar slides das dificuldades encontradas em algumas regiões do Brasil em termos de água e alimentação abrindo espaço para que as crianças indaguem, socializem e discutam procurando meios de resolver o problema.
Pedir que apresentem a solução em forma de apresentação teatral ou produção textual
Pedir que façam comparação por escrito entre o Brasil e os outros países participantes da copa
Objetivos História
Reconhecer a origem do futebol
Pesquisar sobre Charles Miller e a importância de sua existência para a história do futebol.
Elaborar cartazes sobre o surgimento da Copa do Mundo
Realizar pesquisas entre os idosos da comunidade como forma de interação e valorização do conhecimento do outro
Conhecer a história de um dos maiores ídolos do futebol mundial (Pelé) e elaborar caricaturas dele ou de jogadores considerados figurinhas carimbadas da copa.
História
Como nasceu a copa do mundo?
Quem foi Charles Miller?
Em que país nasceu o futebol?
O rei do Futebol
Sugestões de Atividades
Pesquisa sobre a vida de Charles Miller e sua importância para o futebol
História do Surgimento da Copa em papel metro com ilustrações feitas pelos alunos
Pesquisa sobre os principais artilheiros de todas as copas
Pesquisar entre os idosos da comunidade o jogador mais importante de cada década na opinião deles anotar, discutir junto aos colegas e a partir da discussão fazer texto coletivo.
Escrever as diversas lendas a cerca do surgimento do futebol e ilustrá-las formando uma pequena história
Escrever a biografia de Pelé e fazer caricaturas do rei do Futebol
Objetivos Educação Física
Identificar e listar os benefícios do alongamento e sua necessidade antes de qualquer atividade física .
Reconhecer e respeitar as regras envolvidas em um torneio de futebol.
Educação Física
Torneio de futebol ( Copinha)
Alongamento
Sugestões de atividades
Jogos programados pela escola entre séries
Estudo das regras a serem utilizadas no futebol
Palestra sobre alimentação no intervalo dos jogos
Slides sobre a importância do alongamento antes de cada partida.
Objetivos Artes
Criar um mascote , descrevê-lo e encaminhar o projetinho para a eleição do melhor mascote
Montar mosaicos de bandeiras
Construiu maquete de estádio de futebol
Reconhecer cores primárias e secundárias
Desenvolver habilidades artísticas através de desenho de mascotes de clubes de futebol ou de Copas do Mundo.
Artes
Colagem
Pintura
Desenho
Mosaico
Maquetes
Sugestões de Atividades
Elaboração e escolha da mascote de nossa Copinha.
Montagem de quadros de mosaico com as bandeiras dos Países participantes da Copa
Confecção de bandeirinhas dos países que participam do evento
Construção de maquete de estádios de futebol
Desenhar a mascote do Brasil na Copa de 2014
Estudo das cores primárias e secundárias a partir da pintura de bandeiras de Países.
Objetivo Música
Cantar o Hino Brasileiro corretamente.
Desenvolver o gosto pelo ritmo musical através de composições de gritos de guerra com acompanhamento
Conhecer característica de cada década através de músicas cantadas em copas anteriores
Confeccionar instrumentos a partir de materiais sucateados.
Música
Hino Brasileiro
Músicas das Copas
Gritos de Guerra
Hinos de times de futebol a qual pertencem alguns jogadores da Seleção
Instrumentos musicais vindos da África e utilizados no Brasil
Sugestões de Atividades
Montar Bandinha para execução do Hino Brasileiro todas as manhãs
Pesquisar músicas das Copas e verificar o que pode ter mudado no Brasil através dela como, por exemplo, em 1970 cantávamos 90 milhões em ação ...
Dividir a sala em grupo e pedir que cada um crie um grito de guerra premiando aquele que for mais votado pelos professores
Utilizando sucatas fazer a confecções dos instrumentos da Bandinha
Objetivos Pluralidade Cultural
Combater o preconceito através do conhecimento do costume de cada povo.
Definir racismo através de painéis com reportagens evidenciando a prática.
Respeitar a África enquanto berço cultural do qual o Brasil herdou vários costumes
Pluralidade Cultural
Etnia , Raça , Cor
Elementos africanos na cultura brasileira
Sugestões de Atividades
Ler e discutir textos informativos sobre preconceitos étnicos, raciais ou culturais
Fazer comparações entre a cultura de nosso país e a africana definindo o que herdamos deles e quais os motivos dessa herança.
Pedir que definam racismo e façam painéis com figuras e reportagens que retratem o preconceito.
Produção textual a respeito de preconceito de cor e seus prejuízos
Elaboração de poemas com o tema : MUITOS PAÍSES DENTRO DO BRASIL?
Objetivos Ética
Estimular o educando a agir de forma a respeitar as regras do jogo e seus colegas de equipe bem como os adversários
Promover debates sobre a rivalidade entre países participantes da copa do mundo seus benefícios em campo e seus prejuízos fora dele.
Confeccionar cartazes de incentivo à paz entre as nações e a união de todos os povos.
Ética
União entre os povos
Regras para um bom jogo
Sugestões de Atividades
Pedir que as crianças produzam cartazes com desenhos e /ou figuras que simbolizem a paz e a união entre os povos
Debater sobre os benefícios do evento Copa do Mundo que consegue unir países rivais durante seus torneios
Pedir que observem durante a Copinha comportamentos adequado a serem mantidos em uma partida de futebol que possam contribuir para melhor rendimento e apresentação do time para listá-las em papel metro.
Objetivos Meio Ambiente
Pesquisar sobre poluição sonora e fazer a listagem dos prejuízos que podem causar .
Produzir panfletos sobre o lixo e seus prejuízos
Confeccionar latas de lixo .
Meio Ambiente
Poluição Sonora e Visual
Lixo
Sugestões de Atividades
Fazer uma análise dos benefícios e prejuízos que podem haver durante uma partida de futebol e fazer a listagem em cartazes.
Confeccionar latas de lixo decoradas para espalhar pela escola durante a Copinha.
Elaborar panfletos informativos sobre o lixo e seus prejuízos e distribuir durante a Copinha.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Nosso projeto terá sua culminância em espaço aberto um dia após a final de nossa
Copinha. Na oportunidade estaremos distribuindo as medalhas e os troféus ao 1°, 2° e 3° colocados.
Cronograma:
Hino Nacional Brasileiro
Entrega de troféus
Entrega de medalhas de:
Artilheiro
Goleiro menos vazado
Melhor zagueiro
Honra ao mérito
Escolha da melhor torcida e premiação da turma com brinde a ser escolhido durante o andamento do projeto
Distribuição de brindes aos pais como forma de agradecimento pelo apoio durante o projeto
Premiação do pai ou mãe mais presente durante o andamento da Copinha
Despedida
Avaliação:
A avaliação será feita durante o andamento do projeto através de atividades orais escritas, interesse , participação, assiduidade e pontualidade.
FONTE: Site Ideia Criativas
www.ideiacriativa.org
Assinar:
Postagens (Atom)