Público Alvo: Ensino Fundamental
A radio é um dos primeiros meios
de comunicação e ainda hoje é um dos meios mais utilizados, tem maior
credibilidade pela população, diminuindo
distâncias entre as pessoas . E rádio
também é coisa de jovem incorporando-os
aos seus espaços de vida , dentro e fora da escola. Na escola vem sendo
uma nova possibilidade de comunicação, podendo converge-se com outras
tecnologias e mídias, como a telefonia
móvel a TV , a internet , confirmando a permanência deste meio de
comunicação no nosso século, tornando -se mais um recurso didático onde há
possibilidades de trabalhar com a linguagem oral nos seus mais diversos
estilos, desenvolvendo assim muitas habilidades.Além disso, em um projeto
político pedagógico, trazer a rádio para o cotidiano da escola é uma forma multidsicisplinar e
abrangente de garantir para todos o acesso
a conteúdos vivos e concretos . O aluno aprende a analisar , apreciar diferentes formas musicais , reconhecer
estilos , gêneros, além de estar fixando conteúdos da forma contextualizada e
significativa.
II- Metas:
- Produzir uma
rádio escolar , possibilitando seu uso como instrumento pedagógico no
processo de aprendizagem dos alunos;
- Sensibilizar professores, alunos e a comunidade
escolar para participação na
produção de um programa de rádio escolar;
III -Objetivos Gerais:
- Reconhecer
a rádio , não só como uma forma de
entretenimento, mas também como uma prestadora de serviços que informa e
entretem.
IV - Objetivos
Específicos:
·
Exercitar a imaginação;
·
Favorecer a autoestima;
·
Exercitar a leitura crítica;
·
Disponibilizar diferentes gêneros musicais para
a apreciação;
·
Identificar
possibilidades diversas do uso da
língua ;
·
Favorecer o relacionamento interpessoal;
·
Facilitar a desinibição;
·
Possibilitar a integração multidisciplinar;
·
Favorecer o trabalho em grupo e o espírito
crítico.
V- Desenvolvimento:
a) Escolha
da equipe que produzirá a rádio:
As funções que os estudantes envolvidos num processo como
esse têm a desempenhar são várias:
Locutor: Apresentador ou noticiarista, sua fala tem
que ser clara , ritmada e pausada
Produtor ou editor:
Marcar as entrevistas , escolher as músicas e transformar o que
está publicado nos jornais e
revistas em notícia falada.Coordenar as
tarefas necessárias à realização do programa
Repórter:
Coleta de informações a partir da pauta definida
Sonoplasta: responsável pela sonorização da rádio
Revisor: responsável que irá revisar todo o programa
que irá irar no ar
b) Escolha dos
itens pertinentes à radio:
Nome da rádio / Slogan / Vinheta de abertura e / ou de encerramento/ Comerciais /
Campanhas / Chamadas / Pesquisas / Entrevista / Dia da reunião de Pauta/
c) Escolha
do gênero do programa:
Revista (variedades) / Musical / Esportivo/ Jornalístico/
Esportivo/ Jornalístico/Educativo/ Humorístico/ Infantil/Rádio –teatro/
Serviço(utilidade pública)/Rádio-teatro/ ou a mistura de vários estilos. pela
população
d) Planejamento:
- O planejamento será feito semanalmente, onde os alunos de início escolherão os itens a cima e a forma de divulgação da rádio: cartazes, anúncios pelo microfone, cartazes ou outros tipos de divulgação.
- Para os alunos do 1º segmento poderá ser feita uma apresentação com uma representação com fantoches para divulgação da rádio.
- A apresentação do programa será feito de 15 em 15 dias,no horário do recreio , pelos alunos do turno,que quiserem participar junto com os alunos do contra-turno que quiserem ficar após o horário.
Obs: Para escola de horário integral é uma atividade que pode constar na grade.
- A programação seguirá a ordem estabelecida pelos componente da equipe de trabalho e durará por volta de 15 minutos.
VI- Recursos Humanos:
Indiretamente:
Toda equipe escolar
Toda equipe escolar
Diretamente:
- Direção
- Coordenação
- Supervisão
- Alunos interessados
Professora de Sala de Leitura
VII - Recursos materiais
O equipamento básico para a rádio
e mesa de áudio , um amplificador, um gravador , um microfone,cabos conectores e caixas acústicas
e CD player (opcional), para que o programa seja gravado.Porém de início pode ser usado o equipamento existente no colégio, já que o
programa será ao vivo, microfones, CD player e caixas acústicas .
VIII- Avaliação
( Elaborado por Profª Valdete Santos )
E.M. Mozart Pinto
Colégio Estadual Baltazar Carneiro
Olá, sou a autora do Blog de Divulgação Agenda dos Blogs e passei aqui para te dar as instruções de quem é membro da Agenda. Vamos lá?
ResponderExcluir1º O seu blog se encontra em nossa lista de cadastrados, cujo número é 940 .Para ver, clica na página CADASTRADOS que está abaixo da minha foto de perfil no meu Blog.
2º Com esse número, você poderá solicitar a sua carteirinha de Membro Oficial. A Carteirinha te dará vantagens em sorteios e projetos exclusivos na Agenda dos Blogs. Peço que não substitua o nosso banner pela carteirinha, porque será o rompimento da nossa parceria. Solicite na página Carteirinhas, que está abaixo da minha foto de perfil.
3º Peço que todas as visitas que chegarem até você vindo da Agenda, que você possa retribuir, seguindo a todos. Na página CADASTRADOS tem todos os links dos amigos e eles ficam lá para visitação dos amigos.Visitou o Blog, gostou, fique!!!
4º Temos o nosso grupo no Facebook, chamado Amigas(os) da Agenda. Para participar, me chame inbox no face.
5º De 3 em 3 meses, teremos a Varredura, onde verificaremos todos os links da página CADASTRADOS se os blogs estão ativos ( postando normalmente ) ou se estão desatualizados. Blogs sem o banner da Agenda ou Blogs Só para convidados, serão removidos da Agenda.
É uma alegria muito grande ter você conosco. Fique a vontade!! Bjssssss!!!!
http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br