OFICINA DE POESIA COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA
Tema: “O Fino da Bossa
e da Poesia”
Público-alvo: Alunos do 6º ao 9º ano
Criado por: Profª Valdete Santos, Lucia Maria Florencio e Vilma Tavares
I-
Justificativa
Há um pouco mais de 50 anos atrás o samba brasileiro
projetou-se nacional e internacionalmente por sua célebre batida sincopada. Foi
praticamente um movimento de emergência urbana, em que artistas, incluindo-se
aí compositores, cantores, instrumentistas e poetas, procuravam desvincular-se
do jazz, tão venerado na época, desenvolvendo versão popular e nacionalista da
cultura genuinamente brasileira.
O movimento cresceu, tomou corpo e se
engrandeceu nos festivais de música, recebendo o nome de Bossa Nova, porque era
original em sua batida, tendo João Gilberto, compositor brasileiro, como grande
representante deste momento na história da música e da poesia.
Para comemorar os 50 anos de Bossa
Nova, este projeto foi pensado pela Sala de Leitura Pólo da E.M. 25 de Abril
juntamente com a profª Vilma, que desenvolveu as etapas da oficina, cuja
culminância será o Sarau de Poesias.
II-
Objetivos
a)
Valorizar os diversos tipos de linguagens, conforme as diversas leituras do
mundo.
b)
Fazer com que o aluno observe a sutilidade do momento na música e na poesia.
c)
Despertar o senso crítico e a sensibilidade, levando o aluno a escrever de
forma poética.
III-
Motivação
1)
Os alunos ouvirão várias músicas de Bossa Nova para que percebam a melodia, o
ritmo, o lirismo, a poesia.
2)
Fotografias dos expoentes do movimento serão expostas para que os alunos se
familiarizem com os artistas.
3)
Ao som da música “Wave”, os alunos caminharão livremente pela sala,
movimentando seu corpo conforme o ritmo.
Quando a música for interrompida, eles deverão ficar parados no lugar e formar
grupos com os que tiverem mais próximos, dando início aos trabalhos.
IV
– Desenvolvimento
A dinamizadora tecerá alguns
comentários sobre o que foi a Bossa Nova, dando ênfase ao poeta Vinícius de
Moraes, com sua contribuição para o
movimento na época, recitando o “Soneto da Fidelidade”.
Atividades Práticas
1)
A partir das
músicas “Chega de Saudade” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), “Insensatez” ( Tom
Jobim e Vinícius de Moraes) e “Minha Namorada” (Vinícius de Moraes), os alunos
farão uma nova produção lírico-poética.
2)
Com base nas
letras das músicas “Samba do Avião” (Tom Jobim), “O Barquinho” (Roberto
Menescal e Ronaldo Bôscoli) e “Águas de Março” (Tom Jobim), será elaborada uma
poesia falando sobre o Rio de Janeiro.
3)
O aluno produzirá
uma poesia em homenagem a Vinícius de Moraes, entitulada “Ode ao Poetinha”.
4)
A partir de
versos construídos pela dinamizadora, os
grupos terão como tarefa ampliar a poesia construindo novos versos e,
posteriormente, tentar musicá-la com a batida sincopada, característica da
Bossa Nova.
ELA
Deusa da minha vida
Inspiração da minha poesia
Quando me vejo cansado
Acalento dores em teu espírito iluminado
Abrigo onde guardo e me protejo
Do mundo lá fora
És paz do meu amor
Única e bela como uma flor
Emoção incontida
Dos meus momentos de vida
(Vilma Tavares)
-
Recursos Humanos
Professores de Sala de Leitura da U.E.
e a professora convidada como
dinamizadora.
VI
– Recursos Materiais
·
DVD com imagens
do Rio de Janeiro e músicas da Bossa Nova
·
CD com músicas da
Bossa Nova
·
Pranchas sobre a
Bossa Nova com imagens dos artistas do movimento
·
Material impresso
com as letras das músicas trabalhadas
VII
- Avaliação
Os alunos deverão externar seus
sentimentos em relação à oficina através de uma frase significativa, extraída
de uma música da Bossa Nova.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA
# CLIQUE AQUI: