Total de visualizações de página
Seguidores
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO de VALDETE SANTOS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil.
Based on a work at assessoriaemeducacao2012.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com/.
CURTIR_FACEBOOK
- COMO NASCEU O MEU PROJETO " LEITURA, CUIDA, MUDA +1"...CLIQUE AQUI!
- O QUE SÃO CÍRCULOS DE BIBLIOTERAPIA
- SAIBAM MAIS SOBRE " CLUBE ALADO DA ESCRITA" _ MULHERES QUE ESCREVEM
- VAL SANTOS CONVIDADA PELA "PROELER_UESC EM SALVADOR" COM "VITRINE LITERÁRIA"SALVADOR
- COMO DIVULGADORA CULTURAL E ASSESSORA PEDAGÓGICA_EDITORA LEITURAS EDUCATIVAS
- E.M. 25 DE ABRIL/2009
- BLOG DA E.M 25 DE ABRIL
- WHATSAPP_CONTATO
Pesquisar este blog
quarta-feira, 20 de maio de 2015
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
450 ANOS DO RIO _ POESIAS E ATIVIDADES LÚDICAS COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA
OFICINA DE POESIA COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA
Tema: “O Fino da Bossa
e da Poesia”
Público-alvo: Alunos do 6º ao 9º ano
Criado por: Profª Valdete Santos, Lucia Maria Florencio e Vilma Tavares
I-
Justificativa
Há um pouco mais de 50 anos atrás o samba brasileiro
projetou-se nacional e internacionalmente por sua célebre batida sincopada. Foi
praticamente um movimento de emergência urbana, em que artistas, incluindo-se
aí compositores, cantores, instrumentistas e poetas, procuravam desvincular-se
do jazz, tão venerado na época, desenvolvendo versão popular e nacionalista da
cultura genuinamente brasileira.
O movimento cresceu, tomou corpo e se
engrandeceu nos festivais de música, recebendo o nome de Bossa Nova, porque era
original em sua batida, tendo João Gilberto, compositor brasileiro, como grande
representante deste momento na história da música e da poesia.
Para comemorar os 50 anos de Bossa
Nova, este projeto foi pensado pela Sala de Leitura Pólo da E.M. 25 de Abril
juntamente com a profª Vilma, que desenvolveu as etapas da oficina, cuja
culminância será o Sarau de Poesias.
II-
Objetivos
a)
Valorizar os diversos tipos de linguagens, conforme as diversas leituras do
mundo.
b)
Fazer com que o aluno observe a sutilidade do momento na música e na poesia.
c)
Despertar o senso crítico e a sensibilidade, levando o aluno a escrever de
forma poética.
III-
Motivação
1)
Os alunos ouvirão várias músicas de Bossa Nova para que percebam a melodia, o
ritmo, o lirismo, a poesia.
2)
Fotografias dos expoentes do movimento serão expostas para que os alunos se
familiarizem com os artistas.
3)
Ao som da música “Wave”, os alunos caminharão livremente pela sala,
movimentando seu corpo conforme o ritmo.
Quando a música for interrompida, eles deverão ficar parados no lugar e formar
grupos com os que tiverem mais próximos, dando início aos trabalhos.
IV
– Desenvolvimento
A dinamizadora tecerá alguns
comentários sobre o que foi a Bossa Nova, dando ênfase ao poeta Vinícius de
Moraes, com sua contribuição para o
movimento na época, recitando o “Soneto da Fidelidade”.
Atividades Práticas
1)
A partir das
músicas “Chega de Saudade” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), “Insensatez” ( Tom
Jobim e Vinícius de Moraes) e “Minha Namorada” (Vinícius de Moraes), os alunos
farão uma nova produção lírico-poética.
2)
Com base nas
letras das músicas “Samba do Avião” (Tom Jobim), “O Barquinho” (Roberto
Menescal e Ronaldo Bôscoli) e “Águas de Março” (Tom Jobim), será elaborada uma
poesia falando sobre o Rio de Janeiro.
3)
O aluno produzirá
uma poesia em homenagem a Vinícius de Moraes, entitulada “Ode ao Poetinha”.
4)
A partir de
versos construídos pela dinamizadora, os
grupos terão como tarefa ampliar a poesia construindo novos versos e,
posteriormente, tentar musicá-la com a batida sincopada, característica da
Bossa Nova.
ELA
Deusa da minha vida
Inspiração da minha poesia
Quando me vejo cansado
Acalento dores em teu espírito iluminado
Abrigo onde guardo e me protejo
Do mundo lá fora
És paz do meu amor
Única e bela como uma flor
Emoção incontida
Dos meus momentos de vida
(Vilma Tavares)
-
Recursos Humanos
Professores de Sala de Leitura da U.E.
e a professora convidada como
dinamizadora.
VI
– Recursos Materiais
·
DVD com imagens
do Rio de Janeiro e músicas da Bossa Nova
·
CD com músicas da
Bossa Nova
·
Pranchas sobre a
Bossa Nova com imagens dos artistas do movimento
·
Material impresso
com as letras das músicas trabalhadas
VII
- Avaliação
Os alunos deverão externar seus
sentimentos em relação à oficina através de uma frase significativa, extraída
de uma música da Bossa Nova.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA
# CLIQUE AQUI:
domingo, 24 de agosto de 2014
PROJETO RÁDIO ESCOLAR
Público Alvo: Ensino Fundamental
A radio é um dos primeiros meios
de comunicação e ainda hoje é um dos meios mais utilizados, tem maior
credibilidade pela população, diminuindo
distâncias entre as pessoas . E rádio
também é coisa de jovem incorporando-os
aos seus espaços de vida , dentro e fora da escola. Na escola vem sendo
uma nova possibilidade de comunicação, podendo converge-se com outras
tecnologias e mídias, como a telefonia
móvel a TV , a internet , confirmando a permanência deste meio de
comunicação no nosso século, tornando -se mais um recurso didático onde há
possibilidades de trabalhar com a linguagem oral nos seus mais diversos
estilos, desenvolvendo assim muitas habilidades.Além disso, em um projeto
político pedagógico, trazer a rádio para o cotidiano da escola é uma forma multidsicisplinar e
abrangente de garantir para todos o acesso
a conteúdos vivos e concretos . O aluno aprende a analisar , apreciar diferentes formas musicais , reconhecer
estilos , gêneros, além de estar fixando conteúdos da forma contextualizada e
significativa.
II- Metas:
- Produzir uma
rádio escolar , possibilitando seu uso como instrumento pedagógico no
processo de aprendizagem dos alunos;
- Sensibilizar professores, alunos e a comunidade
escolar para participação na
produção de um programa de rádio escolar;
III -Objetivos Gerais:
- Reconhecer
a rádio , não só como uma forma de
entretenimento, mas também como uma prestadora de serviços que informa e
entretem.
IV - Objetivos
Específicos:
·
Exercitar a imaginação;
·
Favorecer a autoestima;
·
Exercitar a leitura crítica;
·
Disponibilizar diferentes gêneros musicais para
a apreciação;
·
Identificar
possibilidades diversas do uso da
língua ;
·
Favorecer o relacionamento interpessoal;
·
Facilitar a desinibição;
·
Possibilitar a integração multidisciplinar;
·
Favorecer o trabalho em grupo e o espírito
crítico.
V- Desenvolvimento:
a) Escolha
da equipe que produzirá a rádio:
As funções que os estudantes envolvidos num processo como
esse têm a desempenhar são várias:
Locutor: Apresentador ou noticiarista, sua fala tem
que ser clara , ritmada e pausada
Produtor ou editor:
Marcar as entrevistas , escolher as músicas e transformar o que
está publicado nos jornais e
revistas em notícia falada.Coordenar as
tarefas necessárias à realização do programa
Repórter:
Coleta de informações a partir da pauta definida
Sonoplasta: responsável pela sonorização da rádio
Revisor: responsável que irá revisar todo o programa
que irá irar no ar
b) Escolha dos
itens pertinentes à radio:
Nome da rádio / Slogan / Vinheta de abertura e / ou de encerramento/ Comerciais /
Campanhas / Chamadas / Pesquisas / Entrevista / Dia da reunião de Pauta/
c) Escolha
do gênero do programa:
Revista (variedades) / Musical / Esportivo/ Jornalístico/
Esportivo/ Jornalístico/Educativo/ Humorístico/ Infantil/Rádio –teatro/
Serviço(utilidade pública)/Rádio-teatro/ ou a mistura de vários estilos. pela
população
d) Planejamento:
- O planejamento será feito semanalmente, onde os alunos de início escolherão os itens a cima e a forma de divulgação da rádio: cartazes, anúncios pelo microfone, cartazes ou outros tipos de divulgação.
- Para os alunos do 1º segmento poderá ser feita uma apresentação com uma representação com fantoches para divulgação da rádio.
- A apresentação do programa será feito de 15 em 15 dias,no horário do recreio , pelos alunos do turno,que quiserem participar junto com os alunos do contra-turno que quiserem ficar após o horário.
Obs: Para escola de horário integral é uma atividade que pode constar na grade.
- A programação seguirá a ordem estabelecida pelos componente da equipe de trabalho e durará por volta de 15 minutos.
VI- Recursos Humanos:
Indiretamente:
Toda equipe escolar
Toda equipe escolar
Diretamente:
- Direção
- Coordenação
- Supervisão
- Alunos interessados
Professora de Sala de Leitura
VII - Recursos materiais
O equipamento básico para a rádio
e mesa de áudio , um amplificador, um gravador , um microfone,cabos conectores e caixas acústicas
e CD player (opcional), para que o programa seja gravado.Porém de início pode ser usado o equipamento existente no colégio, já que o
programa será ao vivo, microfones, CD player e caixas acústicas .
VIII- Avaliação
( Elaborado por Profª Valdete Santos )
E.M. Mozart Pinto
Colégio Estadual Baltazar Carneiro
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
VALDETE SANTOS É DIVULGADORA CULTURAL DA EDITORA LEITURAS EDUCATIVAS
Clique na imagem abaixo e conheça o blog da "Editora Leituras Educativas"
A professora e pedagoga, com 30 anos de experiência na área de educação no magistério e gestão escolar, realiza a "ASSESSORIA PEDAGÓGICA" e participa como "DIVULGADORA CULTURAL", há 1 ano, desse belíssimo projeto de inserção literária em escolas e diversas instituições, livrarias, cursos bilíngue, entidades filantrópicas, internet, advindo dessa ilustre "EDITORA LEITURAS EDUCATIVAS", a qual tem uma visão global ao elaborar suas obras com extremo profissionalismo e exatidão em todo processo de criação até a finalização de cada livro, abrangendo público alvo de forma ampla, com a diversidade de temas e propostas que oferecem aos leitores. Suas atividades englobam a divulgação e também, elabora e organiza eventos de autógrafo com o autor em evidência, planejando e executando todas as atividades e recebendo os convidados, assim como, realiza a "OFICINA LITERÁRIA DINAMIZADA".
segunda-feira, 30 de junho de 2014
segunda-feira, 2 de junho de 2014
TRABALHO SOBRE A COPA DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Esse trabalho contextualizado com o tema COPA DO MUNDO , foi realizado pela Profª Lucia Maria Florencio da Sala de Leitura da Escola Municipal 25 de Abril, na Freguesia em Jacarepaguá na cidade do Rio de Janeiro.Essa turma é exemplo de um belo trabalho de inclusão e integração realizado pela Profª Ana Paula Barros.
quinta-feira, 15 de maio de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)