Total de visualizações de página

Seguidores

Licença Creative Commons
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO de VALDETE SANTOS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil.
Based on a work at assessoriaemeducacao2012.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com/.

CURTIR_FACEBOOK

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ALÔ EDUCADOR: CARACTERÍSTICAS DE UM LEITOR

COMO UMA AMANTE Da LEITURA NÃO PODERIA DEIXAR DE COMPARTILHAR ESTA IMAGEM COM VOCÊS:




Anatomia de uma leitora.



 PROPOSTA DE ATIVIDADE:

Atividade para fazer no início do ano ou com  um novo grupo de trabalho:

  • Após a leitura de um texto ou livro, que fale  sobre a importância da leitura, conversar com o grupo sobre o que seria  necessário ter,  para ser um bom leitor;
  • Após distribuir a imagem  , deixar que cada um escreva o sobre  a  importância de cada item  (olhos, boca, mãos, mente curiosa, ouvidos, coração e livros)  para ser BOM LEITOR ( pode ser feito em dupla ou pequenos grupos);
  • Como variante, pode fazer o desenho em tamanho grande só com os itens,    e cada grupo ficará responsável para escrever de sobre cada um e apresentar ao grupão.

Créditos: Versão portuguesa (criada a partir da versão para rapazes): Biblioteia http://www.facebook.com/BiblioTeia
Imagem: scrappindoodles.com
Poster original para rapazes: "Parts of a reader" por Andrea Knight (sem certeza absoluta por ser ilegível a versão inglesa que circula na web!)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ALÔ EDUCADOR:PROJETO 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA


PROJETO 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA - REI DO BAIÃO



1. SUGESTÃO  DO BLOG "AMIGA DA EDUCAÇÃO"


http://amigasdaedu.blogspot.com.br/search/label/Festa%20Junina.




http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2012/06/atividades-luiz-gonzaga.html




2. SUGESTÃO DO BLOG DA "ESCOLA SANTOS REIS"


http://santosreisescola.blogspot.com.br/2012/05/projeto-luiz-gonzaga-o-rei-do-baiao.html



 Projeto "Luiz Gonzaga é 100"


Paródia: O tchá tchá de Gonzaga

(João Lucas e Marcelo)



Eu quero tchu, eu quero tchá

Eu quero tchu tchá tchá tchu tchu tchá

Tchu tchá tchá tchu tchu tchá (2x)


É isso aí galera, esse é o novo hit de Adriana e Jusssara...

Cheguei no baião, doidinho para cantar

Luiz Gonzaga começou e a gente vai terminar

Minha mãe me chamou e disse faz o tchá tchá tchá

Perguntei o que é isso, ela disse “eu vou te ensinar”

É uma dança cultural, no Nordeste já pegou

No Brasil explodiu, em Petrolina já bombou

No Nordeste Luiz faz, no mundão vai pegar

Então faz o xaxado, que a gente vai dançar.

Com Adriana e Jussara todo mundo vai cantar!

Eu quero tchu, eu quero tchá

Eu quero tchu, tchá, tchá, 

tchu, tchu, tcháTchu, tchá, tchá, tchu, tchu, tchá ( 2 X )


(Autores: Emerson Quirino (1º A),Adriana Antonia (8ª A), Jussara Eufrasio (8ª A))



segunda-feira, 7 de maio de 2012

ALÔ EDUCADORES: MEIO AMBIENTE -:RIO +20 - CARTA DA TERRA



A carta da terra trata-se da declaração de princípios éticos fundamentais para a construção no século XXI , de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.
Todo Projeto Político Pedagógica deve contemplar o trabalho de sustentabilidade dentro da escola  e com o Rio de Janeiro sediando a Rio +20 em junho deste ano,não há como não inserir este assunto nas aulas e em todos os conteúdos , de forma interdisciplinar.
Saiba mais um pouco sobre a Carta da Terra e aproveite para explora-la na Semana do Meio Ambiente.



CARTA DA TERRA: UM BREVE HISTÓRICO:
(CLIQUE NO TÍTULO)


CARTA DA TERRA NA ÍNTEGRA
( CLIQUE NO TÍTULO)


CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS
(CLIQUE NO TÍTULO)








quinta-feira, 3 de maio de 2012

ALÔ JOVENS ESCRITORES:CONCURSO INTERNACIONAL DE MICROCONTOS






 


Concurso Internacional de Microcontos


A tradicional revista Quaderni Iberoamericani, fundada em 1946 pelo hispanista Giovanni Maria Bertini, convida todos os jovens escritores em língua portuguesa (com idades entre 10 e 33 anos) a participarem do seu Concurso Internacional Microcontos - Quaderni Iberoamericani, com a temática “Cultura e Viagem”. Os vencedores receberão prêmios que variam de 100 a 300 euros. Todos os participantes terão seus textos publicados no blog do concurso.
Os interessados devem enviar seus contos, de 5 a 40 linhas, para o endereço microcontosqiapor@gmail.com
 
Para maiores informações acessem o site http://microcontosqiapor.blogspot.com
 

terça-feira, 1 de maio de 2012

ALÔ EDUCADOR: MENSAGENS PARA O" DIA DAS MÃES"

MENSAGEM PARA MÃES




MÃE HOJE É O SEU DIA

Mãe, sua bondade e ternura falam-me de Deus-amor!
Mãe, você me faz sentir a vida, a beleza das cores, a harmonia, o encanto e a doçura!

Mãe, hoje quero dizer-lhe um segredo muito especial: eu a adoro!
Eu sei também que, de seu coração, brota sempre um gesto novo de amor e carinho! Você é capaz de esquecer o sofrimento e a dor para me ver feliz!

Hoje, quero fazer por você uma prece muito bonita e sincera: Meu Deus, abençoa esta criatura tão encantadora que me deu a vida. Abençoa esta mulher, amiga, minha mãe, hoje e sempre!

Mãe, você é o maior bem que eu tenho neste mundo! Olhando o céu aberto, contemplo o grande tesouro de paz, sabedoria, paciência, bondade, ternura e acolhimento que permeia o seu ser.

Você me faz crer, minha mãe, que esta vida vale a pena ser vivida, quando entregue por amor! Às vezes, quando a vida começa a ficar mais difícil, pensando em você, mãe, surge uma nova esperança e meu olhar começa a brilhar.
Você sempre espera de braços abertos o filho e a filha que precisam mais uma vez do seu aconchego, de sua compreensão e carinho, como se fosse a primeira vez.

Mãe! Presente de Deus para minha vida!
Mãe, recebe hoje meu abraço e todo o meu carinho!
E, agora, gostaria que o meu agradecimento soasse mais forte do que todos os dias, porque hoje, mãe, é o seu dia.








SER MÃE

Ser mãe não é apenas carregar no ventre, por alguns meses, um óvulo fecundado! Ser mãe não é somente passar pela dor cruciante de trazer um filho ao mundo! Ser mãe não é simplesmente dar o alimento, vestir e cuidar do físico e dos estudos! Ser mãe não é embonecar uma criança, fazendo dela um enfeite, um “bibelô”! Ser mãe é muito mais do que isso! Ser mãe é dividir o que se tem, sempre priorizando os filhos; Ser mãe é cuidar, amar, amar e amar! Ser mãe é depender da graça de Deus dia após dia, hora após hora, minuto após minuto; Ser mãe é estar na dependência total do Deus Maravilhoso que não falta nunca, que sempre nos protege e nos ampara; Ser mãe é se sentir abençoado por ter recebido do Senhor o privilégio de tomar conta de um pequeno ser; Ser mãe é ver o seu amor imperfeito comparado ao perfeito amor do grande Deus. Ser mãe é envelhecer sorrindo; Mesmo na solidão do ninho que ficou vazio; Porque sabe que cumpriu a sua parte; E o que faltou, o Pai celeste completará; Pois dele vem a promessa: “Não temas, pois Eu estou contigo em todo momento”. Ser mãe é ser feliz somente por ser mãe!



segunda-feira, 30 de abril de 2012

ALÔ DIRETOR OU COORDENADOR: PROJETO" DIA DAS MÃES"





PROJETO PEDAGÓGICO PARA O DIA DAS MÃES:

Tema: "Dançando com  a Mamãe" ou "Relembrando os bons tempos"

Público Alvo: Alunos , pais e responsáveis, professores e funcionários

Duração : Em média 2 semanas

Justificativa: Homenagear e dedicar um momento do ano para valorização dos laços de família.

Objetivos:

  • Homenagear as mães fortificando os laços entre mãe e filho;
  • Promover um dia de troca e prazer entre a família e as escola;
  • Destacar o papel da mãe na formação de seu filho;
  • Valorizar outras pessoas que fazem o papel de mãe, como  pais, avós, madrinhas etc.
Desenvolvimento:

1) Durante as duas semanas:
  • Ensaios das apresentações ( devido ao tema , pode ser cada turma ou série com ritmos de cada  década)
  • Confecções de presentes (de preferência pelos alunos)
  • Confecções de convites ( que devem ser entregues com a máxima antecipação possível)
  • Passar uma circular para os pais com as roupas a serem usadas 
  • Compras e preparativos para a festa
  • Encomenda do bolo
  • Selecionar a trilha sonora para  a festa , caso não se contrate um DJ
  • Definir com toda equipe escolar o papel de cada um no dia do evento
  • Definição da decoração e roupa que os funcionários irão usar
  • Definição do que será vendido ou oferecido aos convidados
Ps: É importante trabalhar com os alunos o papel da mãe na família e os diversos elementos que fazem este papel atualmente na sociedade.

2) Na véspera:
  • Decoração do espaço 
  •  Ckeck-list de todas as providências
3)No dia da festa:
  • Organizar os alunos  no espaço aonde acontecerá a festa ( sempre sobre a supervisão de algum educador, de preferência a que tem maior vínculo afetivo com ela independente da faixa etária)
  • Acolhimento dos convidados
  • Início das apresentações com a entrega das lembrancinhas
  • Início da discoteca
4) Roteiro da festa:
  • Abertura da festa  pela Direção(sempre pela Direção)
  •  Leitura de uma mensagem, que pode ser feita por qualquer elemento da escola
  • Início das apresentações
  • Abertura da discoteca
  • Parada para o corte do bolo
  • Término do evento com agradecimentos pela presença pela Direção (sempre pela Direção)
Ps: a) O roteiro deve ser distribuído para todos os elementos da escola
       b) No roteiro deverá entregue aos funcionários e educadores , deverá ter especificado horários para cada etapa da festa e a  função  de cada um deles.

Elaborado por Valdete Santos










ALÔ EDUCADOR: LEMBRANÇAS PARA O " DIAS DAS MÃES



SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM PALITO DE PICOLÉ  E KIT BÁSICO DE UMA BOA  MÃE:(mais sugestões , click em cima do título)






domingo, 29 de abril de 2012

ALÔ EDUCADOR: LEITURA E O "DIA DAS MÃES"

ATIVIDADES A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:



VÍDEOS DE TRABALHOS A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:



PRODUÇÃO  DE TEXTO OU DESENHOS A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:

  • Se você fosse mãe,  que mãe você seria ...
  • Se seu pai fosse mãe, que mãe ele seria ...
  • Se seu personagem de história preferido você mãe , que mãe ele seria...











domingo, 15 de abril de 2012

ALÔ PROFESSOR:18 DE ABRIL- DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL





ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NO DIA DO LIVRO

1.EMBRULHO DO LIVRO

A professora elabora atividades lúdicas com o título do livro, para que ele seja descoberto pelos alunos(   leitura  antecipada)  e se sinta motivado a ouvir a história. Eles poderão descobrir o título através de:

  • tiras de papel com o texto escrito de trás pra frente
  • gestos e sons
  • composição de imagens
  • brincadeiras de "adivinhação"
  • músicas
  • frases enigmáticas
2. TROCA-TROCA

  • Montar um espaço na sala ou na escola bem decorado com o tema leitura e propor que neste dia cada aluno traga um livro para ser trocado com outro aluno. Esta troca pode ser definitiva, por um período ou só naquele dia.

3. BANDEJÃO DO LIVRO

  • Como a palavra já diz , seria ofertado para leitura "bandejas" ou "cestas" devidamente decoradas , com vários livros de títulos diferentes e com poucos textos. Está atividade pode ser realizada na sala de aula, na biblioteca ou sala da leitura, no pátio ou em outro local preparado para esta atividade. A duração desta atividade não pode ultrapassar de 1(uma) hora, porém  pode der realizada várias vezes na semana.
4. PAINEL COLETIVO: 
  • Montar um painel coletivo com personagens desenhados e pintados individualmente e  com origami de elementos da história
5. MINI-MAQUETES
  • Os alunos individualmente ou em grupo a partir da escolha de uma das cenas da história, desenharão esses elementos que depois de devidamente pintados, serão recortados e colados numa base de cartolina. 
6. ACRÓSTICOS
  • Fazer acróstico com as letras que compõe o título ou personagens do livro e suas qualidades ou características.
7. MÓBILES 
  • Montar móbiles com dobraduras ou recorte e colagem  dos personagens ou elementos da história.
8. MÁSCARAS E FANTOCHES:

  • Construir máscaras e fantoches com caixa de leite, saco de papel , retalhos, pedaços de lãs e de papel do personagem que mais gostou.
9. MODELAGEM COM MASSINHA OU ARGILA

  • Modelar com massinha e/ou argila personagens ou cenas da história
10. BANCA DA LEITURA

  • Colocar no pátio mesas com vários tipos de material de leitura: livros de vários gêneros, jornais, revistas especializadas etc.
11. TENDA DA LEITURA 
  • Montar tendas temáticas ou não contendo livros e/ou trabalhos dos alunos.
12.CAIXA DE DRAMATIZAÇÃO
  • Colocar em caixa(s) decorada objetos , roupas e sapatos que possam ser utilizados pelos alunos após a contação de história

IMPORTANTE!!!Todos estes trabalhos neste dia devem ser precedidos de uma trabalho coma biografia de Monteiro Lobato, o maior escritor de história infantil do nosso país e dependendo da faixa etária acrescentando  a de Hans Christian Andersen ( links abaixo)





























sexta-feira, 13 de abril de 2012


O CAE (Centro de Apoio Escolar) promove o 1º Encontro Pedagógico 2012 nos dias 27 e 28 de abril, no Recreio (Rio de Janeiro).
O Encontro reunirá profissionais para tratar de temas ligados a psicanálise, gênero e diversidade. Além das palestras, os intervalos servirão como excelente oportunidade para a troca de experiências entre os participantes.
Programação completa:
27/04 (sexta-feira)
8:30h: Credenciamento e Welcome Coffee
9:00h: Abertura
9:10h: Agressividade na Escola
Carlos Alberto de Mattos Ferreira
10:40h: Intervalo para Café
11:00h: Técnicas de Neurolinguística Aplicadas a Educação
Mônica Mª Levy Gonçalves Nunes
12:30h às 14:00h: Almoço
14:00h: Transtornos de Aprendizagem: "TDAH"
Lilian Cunha
15:20: Intervalo para café
15:40h: Relações Interpessoais na Escola – Limites e Competências
Lea Therezé
17:00: Encerramento e Avaliação
28/04 (sábado)
8:30h: Credenciamento e Welcome Coffee
9:00h: Abertura
9:10h: Identidade construída na Educação Infantil: Ação, Fantasia e
Comunicação

Marisa Lacerda Mesquita
10:40h: Intervalo para Café
11:00h: Promovendo a leitura e Formando Leitores no Contexto Escolar
Lucia Maria Gomes Florêncio
12:30h às 14:00h: Almoço
14:00h: Novos Rumos da inclusão Escolar em Turmas Regulares
Ana Paula Regal Pepe e Deise Alves Rodrigues
15:20: Intervalo para café
15:40h: Sucesso Escolar – O Corpo em Movimento
Márcia dos Santos Gouvêa
17:00: Encerramento e Avaliação
Local:
Auditório Sociedade Educacional Ramos Pinto
Rua Coronel João Olintho, 937 – Recreio
Últimas vagas disponíveis.
Telefones:
21 2437-3774 / 
21 9897-1088
Valdete Santos
Pedagoga

quinta-feira, 15 de março de 2012

ALÔ EDUCADOR! DRAMATIZAÇÃO SOBRE A PÁSCOA

A Páscoa está chegando. Que tal ensaiar com sua turma  uma dramatização, para que de forma lúdica seus alunos construam conhecimento sobre um assunto tão complexo ?









DRAMATIZAÇÃO: " O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA!"

Coelho - Minha mãe já me contou tudo, tudo de como Deus fez os animais

Gata - Miau. Não me diga. Eu já sei há muito tempo. Sei também o quanto os gatos são mais especiais

Coelho - Que metida! Quem disse isso?

Gata - Olha aqui, coelho...

Coelho - olha você, gata...

Passarinho - Epa, epa... Vamos,parar com isso. Deus nos fez todos tido especiais, nenhum a mais que o outro.

Cordeiro - Gostei.É isso.

Coelho - Ah!, mas o homem e a mulher são mais especiais.

Gata - Isso é . Afinal são a imagem a semelhança de Deus.

Coelho - Só que tem um detalhe. Sou para o homem um animal tão mais,mais especial que nesta época do ano fazem uma festa para nós, os coelhos.

Passarinho. Gata a Cordeiro - que festa?

Coelho - que animais tolos. A páscoa.

Gata - Nós é que somos tolos?

Cordeiro - Esse negócio de coelho na páscoa. foi invenção!

Coelho - O que?

Passarinho - É verdade. Admitimos que as pessoas admiram muito os coelhos...

Cordeiro - Até deram esse jeitinho de colocá-los na páscoa.
 

Coelho - Eles tem razão. Somos férteis, isso é, temos muito filhotes, nada mais justo que nos colocarem como símbolo da páscoa, símbolo da Vida.

Gata - tudo bem. Pode ser legal, mas o que acontece com o verdadeiro símbolo da páscoa?

Coelho - Você quer dizer os ovos de chocolate?

Gata - Que besteira. Claro que não, essa é outra deliciosa invenção
 

Coelho - E deu certo. Já viram alguém ficar sem comprar chocolate na páscoa?

Passarinho - Comer chocolate não tem problema e nem ter coelhos ou dá-los de presente. O problema é: alguem sabe o que e a Páscoa de verdade?

Cordeiro - Sei que há muitos anos os animais usados na Páscoa eram os cordeiros.

Coelho - Que é cordeirinho? Inveja?

Cordeiro - Antes fosse. Sabem o que faziam com os cordeiros?

Coelho, Gata, Passarinhos - O que?

Cordeiro - Matavam!

Gata - Que horror.

Coelho - Eu, em?

Passarinho - Voce sabe porque?

Cordeiro - Não. Mas eu sei como fazer pra nos conhecermos toda a história da páscoa.

Coelho - Como?

Cordeiro - Tem algumas crianças reunidas prá comemorar a páscoa. Lá vão ouvir histórias que explicam tudo.

Gata - Vamos lá?

Cordeiro - Vamos sim, mas eles não podem nos ver.

Passarinho - é só ficarmos bem escondidos.

Coelho - Então vamos. (Saem de cena)

Em seguida, as crianças entram, uma a uma, cada qual caracterizada como um símbolo da Páscoa e falam, à frente, o texto. Os bichinhos permanecem escondidinhos, escutando...

Criança caracterizada de Páscoa:
 

__A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. O ritual da Páscoa judaica é apresentado no livro do Êxodo . Por essa festa, a mais importante do calendário judaico, o povo celebra o fato histórico de sua libertação da escravidão do Egito acontecido há 3.275 anos, cujo protagonista principal foi Moisés no comando de seu povo pelo mar vermelho e deserto do Sinai. 
O evento ÊXODO/SINAI compreende a libertação do Egito, a caminhada pelo deserto e a aliança no monte Sinai (sintetizado nos dez mandamentos dado a Moisés). De evento histórico se torna evento de fé. A passagem do mar vermelho foi lembrada como Páscoa e ficou como um marco na história do povo hebreu. Nos anos seguintes ela sempre foi comemorada com um rito todo particular. Jesus oferecendo seu corpo e sangue assume o duplo sentido da páscoa judaica: sentido de libertação e de aliança. E ao celebrar a Páscoa (Mt 26,1-2.17-20), Ele institui a NOVA PÁSCOA, a Páscoa da libertação total do mal, do pecado e da morte numa aliança de amor de Deus com a humanidade.
A Páscoa tem alguns símbolos. Vamos conhecê-los?
Entra criança caracterizada de CHOCOLATE
Os povos Maias e Astecas consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda.
Na Europa aparece a partir do século XVI, tornando-se popular rapidamente. Era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. O chocolate, na história, foi consumido como bebida. Era considerado como alimento afrodisíaco e dava vigor. Por isso, era reservado, em muitos lugares, aos governantes e soldados. Os bombons e ovos, como conhecemos, surgem no século XX.
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE COELHO
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século 18. O coelho visitava as crianças e escondiam os ovinhos para que elas os procurassem.
No antigo Egito o coelho simbolizava o nascimento, a vida. Em outros pontos da terra era símbolo da fertilidade, pelo grande número de filhotes que nasciam.
Eles também têm a ver com a vida, mas à abundância da vida, inesgotável, de se multiplicar sem se esgotar. Qual a relação disso com os coelhos?
Cristo, para o cristianismo, é essa Vida Nova, inesgotável e abundante.
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE FOGO
No Sábado Santo a celebração é iniciada com a bênção do fogo, chamado de "fogo novo". Os agricultores, desprovidos de tecnologia e de conhecimento, utilizam o fogo, uma técnica milenar e primitiva, para limpar o terreno que será destinado ao plantio. Nesse caso o fogo limpa aquele espaço do mato das ervas daninhas e de tudo aquilo que prejudica ou é obstáculo para o plantio. Em grandes incêndios florestais o fogo aparece como uma força destruidora e às vezes incontrolável e invencível, como aconteceu recentemente nos Estados Unidos e Grécia.
Na liturgia, Cristo é esse fogo que veio limpar o mundo do pecado, da desesperança, do ódio pregando e instaurando o Reino de Deus (Mt 3.11; Mt 13.40; Lc 12.49; Hb 12.29).
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE ÁGUA
Em nossa vida diária, utilizamos esse bem precioso para matar nossa sede, para limpar de nosso corpo a sujeira e suor, para fazermos comida e para limpeza doméstica. A água é também alimento principal das plantas e meio de vida dos animais aquáticos. Ela também pode ser sinônimo de destruição, como acontece nas grandes enchentes.
Para o cristianismo: Cristo é a verdadeira Água (Jo 4,9-15); a Água da vida que livra para sempre o homem do egoísmo e da maldade, desde que ele queira beber dessa Água; a morte e ressurreição de Jesus destruiu para sempre a incerteza do futuro e própria morte trazendo à humanidade o verdadeiro sentido da vida.
O batismo é a resposta do ser humano à proposta de Deus. Por isso após a bênção da água se realiza a renovação das promessas batismais (Rm 6.1-11).
A aspersão do povo com água benta simboliza a nossa disposição em nos limpar de tudo aquilo que fere e prejudica o outro.
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE CORDEIRO
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.
No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus sacrificado uma vez por todas em prol da salvação de toda a humanidade. É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE PÃO E VINHO
O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE ÓLEOS SANTOS
Na antigüidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE OVO
Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Por isso, os persas acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova. A própria natureza, nestes países, renascia florida e verdejante após um rigoroso inverno.
Em alguns lugares as crianças montam seus próprios ninhos e acreditam que o coelhinho da Páscoa coloca seus ovinhos. Em outros, as crianças procuram os ovinhos escondidos pela casa, como acontece nos Estados Unidos.
Antigamente, me lembro, há mais de 20 anos, o costume era enfeitar e pintar ovos de galinha, sem gema e clara, e recheá-los com amendoim revestido com açúcar e chocolate. Os ovos de Páscoa, como conhecemos hoje (de chocolate), era produto caro e pouco abundante.
De qualquer forma o ovo em si simboliza a vida imanente, oculta, misteriosa que está por desabrochar.
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE GIRASSOL
O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE CÍRIO PASCAL
O CÍRIO PASCAL é uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".

Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.

O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE SINO
Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações.

O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE PEIXE
Peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus se torna presente (Mt 14,17).
A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43).
ENTRA CRIANÇA CARACTERIZADA DE CRUZ
A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser um símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, depois tornou-se símbolo de salvação.
A cruz, na Páscoa, relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.
A cruz não foi um tipo de condenação especial para Jesus. Naquele tempo, a morte na cruz era um castigo comum entre os romanos, que dominavam também a Palestina. Jesus foi crucificado entre os dois ladrões, com a diferença que estes foram amarrados às suas cruzes e Jesus foi pregado.
Morrer na cruz era algo humilhante para os condenados pois, além de ficarem com os corpos expostos publicamente, apenas os mais hediondos crimes eram punidos com tal pena.
Jesus, ao morrer na cruz, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, ele morreu da forma mais vergonhosa que havia em seu tempo.
Costumamos fazer o sinal da cruz, porque acreditamos que é o sinal que nos salva.
Todos cantam juntos: "Jesus é a nossa Páscoa", da Turma do Printy
***
Referências: Manual Pedagógico do professor, Educa Brasil, Uol Educar, Site da Família.