Total de visualizações de página

Seguidores

Licença Creative Commons
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO de VALDETE SANTOS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil.
Based on a work at assessoriaemeducacao2012.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com/.

CURTIR_FACEBOOK

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2013

CAPACITAÇÃO : A TECNOLOGIA, O LIVRO E A LEITURA: EXPERIMENTANDO O PRAZER DE LER



A TECNOLOGIA, O LIVRO E A LEITURA: EXPERIMENTANDO O PRAZER DE LER












ATIVIDADE PRÁTICA DE LEITURA


Utilizando o livro de imagem " História de Amor ", Regina Coeli Renno, Ed. LE, o grupo deveria escrever em 5 linhas a história e depois enviar por Bluetooth, o texto escrito ou narrado.









                                                                     ( clique aqui)







quinta-feira, 21 de março de 2013

PCC: A TECNOLOGIA, O LIVRO E A LEITURA: EXPERIMENTANDO O PRAZER DE LER_23/03/2013






Objetivo é Demonstrar como o professor pode trabalhar com dinâmicas para desenvolver o interesse pela leitura para as diferentes faixas etárias, através da literatura, com ou sem o uso da tecnologia. Por outro lado divulgaremos novas propostas de livros e materiais para enriquecimento do acervo literário da escola e ampliaremos conhecimento sobre os diversos gêneros literários, buscando novas formas prazerosas de estimular a leitura e a escrita dos alunos.

A capacitação será dividida nos seguintes módulos:

* Refletindo sobre tecnologia e leitura no Sec. XXI; - Profª Valdete Santos
* A leitura através das diversas mídias - Profª Valdete Santos
* Atividade: Experimentando o prazer de ler e escrever com o email e o celular - Profº João Paulo Bruno

Solicitamos que os participantes tragam notebook e ou tablete ( pode ser 1 por escola) para realizarmos as atividades práticas.

Para maiores informações entre em contato pelo telefone 21 3734-9046 ou pelo e-mail: cae@caescolar.com.br

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DINÂMICA COM LEITURA PARA RETORNO À ESCOLA: POEMA DE CARLOS DRUMMMOND DE ANDRADE

No meio do caminho


No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.


(Carlos Drummond de Andrade, 60 Anos de Poesia, Antologia organizada e apresentada por Arnaldo Saraiva).


ETAPAS:


1. LER  A POESIA  DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: "NO MEIO DO CAMINHO";

2. REFLETIR SOBRE AS  PEDRAS QUE ESTÃO NO CAMINHO DO SEU TRABALHO ( OU DE QUALQUER OUTRO QUESTIONAMENTO);

3. CADA PARTICIPANTE RECEBERÁ UMA PEDRA 
( PEDAÇO DE PAPEL) E NELA ESCREVERÁ UMA DIFICULDADE E COLARÁ NO CAMINHO (PAINEL);

4.A DINAMIZADORA LEVARÁ O GRUPO A REFLETIR SOBRE AS SEGUINTES POSSIBILIDADES;

  • DESISTIR DE TIRAR AS PEDRAS DO CAMINHO
  • PROCURAR OUTRO CAMINHO( MAIS LONGO, SE HOUVER TEMPO)
  • DESOBSTRUIR O CAMINHO, RETIRANDO AS PEDRAS ( INDUZI-LOS A ESTA OPÇÃO)
5. PARA DESOBSTRUIR O CAMINHO, CADA PARTICIPANTE PEGARÁ SUA PEDRA , LERÁ O QUE ESCREVEU E TENTARÁ ACHAR SOLUÇÃO COM O  GRUPO. SE O GRUPO FOR MUITO GRANDE OU O TEMPO CURTO , PODERÁ A CHAR A SOLUÇÃO DO(S) PROBLEMA(S) QUE MAIS APARECEU.

6. LEVAR O GRUPO A CONCLUIR QUE O MOMENTO FOI PROVEITOSO NO SENTIDO DE SE ENCONTRAR NOVOS CAMINHOS PARA PROBLEMAS COMUNS.

7. AO FUNDO OU AO FINAL PODE COLOCAR A MÚSICA : " É PRECISO SABER VIVER".

MATERIAL:
  • Painel no papel pardo ou 40 k, com um grande caminho e bela paisagem;
  • Pedaços de papel pedra e durex;
  • Poesia para distribuir para os participantes;
  • Letra da música para distribuir para os participantes.




Música: