Total de visualizações de página

Seguidores

Licença Creative Commons
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO de VALDETE SANTOS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil.
Based on a work at assessoriaemeducacao2012.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com/.

CURTIR_FACEBOOK

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SUGESTÕES PARA O INÍCIO DAS AULAS

Iniciamos mais um ano letivo. E com ele é preciso renovar a motivação de todos que fazem parte da comunidade escolar e pra começar o ambiente escolar deve estar agradável e acolhedor. Veja algumas sugestões para a sua escola e sua sala de aula. Bom retorno!


MÚSICA: TUDO NOVO DE NOVO

Vamos começar
Colocando um ponto final
Pelo menos já é um sinal
De que tudo na vida tem fim

Vamos acordar
Hoje tem um sol diferente no céu
Gargalhando no seu carrossel
Gritando nada é tão triste assim

É tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos

Vamos celebrar
Nossa própria maneira de ser
Essa luz que acabou de nascer
Quando aquela de trás apagou

E vamos terminar
Inventando uma nova canção
Nem que seja uma outra versão
Pra tentar entender que acabou

Mas é tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos





BEM-VINDOS





















 MURAIS




 CANTINHO DA LEITURA
















CHAMADINHA





CALENDÁRIO







ANIVERSARIANTES








CLIMA




OUTROS





Fonte:Intenet





domingo, 11 de novembro de 2012

SUGESTÕES PARA O FINAL DO ANO

Caros amigos

     O ano está acabando e aqui deixei um pouco de mim e levei um pouco de vocês. 
    O Natal,  é uma data em que todas as pessoas buscam decorar todos os tipos de instituições, as escolas não podiam ficar fora dessa, as crianças adoram o clima natalino, o Papai Noel, as mais variadas decorações impulsionam a criançada a sonhar e fluir na imaginação.
    Para finalizar, vou compartilhar algumas idéias e sugestões para usar em casa  ou na escola, fazer com seus filhos, amigos e alunos.


Feliz 2013 para todos se o mundo não acabar!



ENFEITES DE NATAL:
2013



















                                                           2012





CONES  DE CASCA DE SORVETE
 COBERTOS COM RETALHOS DE TECIDOS 




DECORAÇÃO PARA O TETO ou ÁRVORE

ÁRVORES DE NATAL PARA PORTA OU MURAL:







GUIRLANDAS:







 RENA DE ROLHAS


RENA DE PALITO









PAPAI NOEL DE GARRAFA PET



PORTA-RETRATO DE EVA









Bonecos de neve que viram porta retrato!
Basta fazer os bonecos e na barriga cortar um círculo onde a foto ficará.
O contorno dos bonecos deve ser cortado duas vezes para que a parte de trás fique fechada e bem acabada!





BOLSAS PARA PRESENTES RECICLADAS "PAPAI E MAMÃE NOEL"  







corta o papel crepom em tiras de aproximadamente 5cm de largura, desenrola e corta com a tesoura como se fosse fazer uma sainha, ou seja, corta mas deixa 1 ou 2 centimetros na tira assim mais ou menos pensa numa tira de crepom e corta assim:
I I I I I I

feito os cortes voce segura a ponta do papel e enrola com os dedos, vai ver que fica enroladinho!!!!

Depois de enrolado as pontinhas voce vai colar todas as tiras uma sobre as outras para ficar esse efeito.P
ara a árvore de tamanho grande foi aproximadamente 10 folhas de papel crepom.





ÁRVORES DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO





( Trabalho com turma de E. I. da Profª Adriana Brunocillla da Creche Escola Luluzinha- Rio de Janeiro



                                                    MAIS SUGESTÕES EM VÍDEOS

1) VÍDEO DE POSTAIS E DECORAÇÕES DE ESCOLA

2) VÍDEO DE  ENFEITES DE NATAL COM CD USADO

3) VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DE FINAL DO ANO TURMA DE  EDI

4) CORAL INFANTIL TURMAS DE EDI  E/OU ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL

5) APRESENTAÇÃO DE TURMA DE MATERNAL

6) APRESENTAÇÃO DE TURMA DE ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL

Blogs consultados:
  • Amiga da Educação;
  • Ajudante da Arte;
  • Arte com Matilde;
  • Brasil Blogado;
  • A arte de fazer;
  • Artes SI



quarta-feira, 18 de julho de 2012

PROJETO DE ED. FÍSICA -COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS


ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM ED. FÍSICA  para O DIA DOS PAIS

Brincando e comemorando 


PÚBLICO ALVO: Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental

OBJETIVOS PRINCIPAIS
  • A importância da paternidade para a criação e fortalecimento da imagem do esquema corporal de ambos através da ludicidade;
  • A oportunidade da confraternização e do enriquecimento relacional;

DURAÇÃO APROXIMADA
1h E 45m

DESENVOLVIMENTO:

O COMEÇO: 20m

As crianças  ao chegarem com o pais são recebidos pela equipe da creche-escola com alegria e amor.Depois os filhos são encaminhados separadamente para um espaço diferente dos pais onde ficarão brincando.Enquanto isso os pais deverão se esconder em algum lugar escolhido com antecedência ou não, pela equipe ou por eles na hora sem pressa (pique-esconde).Dependendo do espaço, eles podem  ser divididos em pequenos grupos. Após todos escondidos sem dificuldades, os filhos são orientados na procura do pai, conforme eles foram achados, se agruparão no espaço determinado.

O AQUECIMENTO:20m


Com música ou não, alongar as partes do corpo separadamente e depois coordenadas descontraidamente ( as mãos , os ombros, braços, quadril, pernas e pés, pescoço e cabeça.Os movimentos podem ser feitos de frente para os filhos, melhorando a visualização e o ritmo- perguntar se alguém tem idéias). Agora aumentar a motivação com mais energia , todos pulando.
Variações: agora bem alto e baixinho (repetir de mãos dadas com os filho(s); saltando as mãos, abrindo e fechando as pernas, os braços também;alternados para frente e trás; para os lados.Todos girando, para um lado para o o outro, batendo palmas; formando uma grande roda, rodando para ambos os lados, abrindo e fechando a roda, fazendo o trenzinho e correndo de mãos dadas  e o caracol.

A VIVÊNCIA: 25m


Momento de diminuir o ritmo e recuperar o fôlego, caminhando com o filho devagar, naturalmente com as mãos dadas ou um do lado do outro, procurando os espaços vazios , respirando profundamente e soltando o ar lentamente agora com música, imitando uma formiguinha; andando de costas quase parando, imitando o caranguejo; novamente andando de frente aumentando ou mudando a música para movimentos mais ativos, imitando um gigante;elefante;girafa;urso;boi;bode;macaco;passarinho;abelha;leão;cachorro;gato;pintinho;galo;sapo;jacaré;minhoca (solicitar alguma criança com novo animal).

O BRINCAR: 30 m

 A brincadeira deve ser espontânea, quem não participar, pode ser estimulando, mas sem forçar.
Com música todos dançando, quando a música parar, fazer uma estátua ( na sequência) podem ser dados adjetivos como: estátua feliz, triste, com sono, com medo, com fome, de monstro...).
Pode ser alternado uma vez o pai ou o filho, tentando fazer a estátua se mover ou falar, mas sem tocar,
Com a música, dançar encostando as partes do corpo: as mãos , o nariz,a testa, as costas, o bumbum...O filho sobe no pé do pai e os dois dançam juntos , fazendo rema-rema, com  o filho nas costas (mochila), no colo, cavalinho, como quiser.

Gincana do papai:

O pai que sabe dançar e cantar;
O pai que ri e chora bem engraçado;
O pai que sabe assobiar;
Dois pais voluntários, que com a corda, irão balança-la no solo igual a cobrinha e os outros não poderão  encostar o pé
Pais um lado do outro e os filhos do outro lado do espaço na mesma direção com pernas afastadas. Ao sinal os filhos correm até seu pai, passam por baixo de suas pernas e voltam 
para o seu lugar.

A VIVÊNCIA: 25 min

Com  a mesma formação anteror, o pai tentará jogar a bola rolando para passar por baixo da perna do filho e vice-versa.Poderá repetir se houver tempo.
O pai segura o balde o balde e o filho arremessa  a bola e vive-versa.Combinar quantas vezes ou não;
Com bola de gás enche até estourar;
Com papel higiênico, quem enrola o filho melhor, usando todo o rolo;
O pai que roda Bambolê no solo, na cintura e nos braços;
Montar quebra-cabeças grandes;
Fazer um desenho bem bonito do pai.

Obs: 
1.As brincadeiras acima podem ser feitas como recreação ou como gincana olímpica;
2. O brincar pode ser dividido em duas partes;
3. É fundamental, dividi-la por faixa-etária;
4.O filho poderá representar o pai.

O RELAXAMENTO: 15 min

1.Utilizando música apropriada e colchonete, o filho deita, fecha os olhos e o pai faz  a massagem, começando pelos pés e devagar vai subindo até a cabeça.
2. Inverter os papéis;
3.o pai deitado e o filho começam a beijá-lopela testa, olhos, nariz, bochecha, orelhas,queixo e boca;
4.Após o beijo o filho escuta o coração do pai;
5. Finalizando com um olhar e abraçado bem apertado.


(Projeto elaborado   Profº Fábio Sá ,  Pós graduado em Ed. Física - Pscicomotricidade, para a Creche Escola Luluzinha e Colégio PauloVI - RJ- Coordenadora Profª Valdete Silva)