Total de visualizações de página

Seguidores

Licença Creative Commons
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO de VALDETE SANTOS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil.
Based on a work at assessoriaemeducacao2012.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com/.

CURTIR_FACEBOOK

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

ALÔ JOVENS ESCRITORES:CONCURSO INTERNACIONAL DE MICROCONTOS






 


Concurso Internacional de Microcontos


A tradicional revista Quaderni Iberoamericani, fundada em 1946 pelo hispanista Giovanni Maria Bertini, convida todos os jovens escritores em língua portuguesa (com idades entre 10 e 33 anos) a participarem do seu Concurso Internacional Microcontos - Quaderni Iberoamericani, com a temática “Cultura e Viagem”. Os vencedores receberão prêmios que variam de 100 a 300 euros. Todos os participantes terão seus textos publicados no blog do concurso.
Os interessados devem enviar seus contos, de 5 a 40 linhas, para o endereço microcontosqiapor@gmail.com
 
Para maiores informações acessem o site http://microcontosqiapor.blogspot.com
 

terça-feira, 1 de maio de 2012

ALÔ EDUCADOR: MENSAGENS PARA O" DIA DAS MÃES"

MENSAGEM PARA MÃES




MÃE HOJE É O SEU DIA

Mãe, sua bondade e ternura falam-me de Deus-amor!
Mãe, você me faz sentir a vida, a beleza das cores, a harmonia, o encanto e a doçura!

Mãe, hoje quero dizer-lhe um segredo muito especial: eu a adoro!
Eu sei também que, de seu coração, brota sempre um gesto novo de amor e carinho! Você é capaz de esquecer o sofrimento e a dor para me ver feliz!

Hoje, quero fazer por você uma prece muito bonita e sincera: Meu Deus, abençoa esta criatura tão encantadora que me deu a vida. Abençoa esta mulher, amiga, minha mãe, hoje e sempre!

Mãe, você é o maior bem que eu tenho neste mundo! Olhando o céu aberto, contemplo o grande tesouro de paz, sabedoria, paciência, bondade, ternura e acolhimento que permeia o seu ser.

Você me faz crer, minha mãe, que esta vida vale a pena ser vivida, quando entregue por amor! Às vezes, quando a vida começa a ficar mais difícil, pensando em você, mãe, surge uma nova esperança e meu olhar começa a brilhar.
Você sempre espera de braços abertos o filho e a filha que precisam mais uma vez do seu aconchego, de sua compreensão e carinho, como se fosse a primeira vez.

Mãe! Presente de Deus para minha vida!
Mãe, recebe hoje meu abraço e todo o meu carinho!
E, agora, gostaria que o meu agradecimento soasse mais forte do que todos os dias, porque hoje, mãe, é o seu dia.








SER MÃE

Ser mãe não é apenas carregar no ventre, por alguns meses, um óvulo fecundado! Ser mãe não é somente passar pela dor cruciante de trazer um filho ao mundo! Ser mãe não é simplesmente dar o alimento, vestir e cuidar do físico e dos estudos! Ser mãe não é embonecar uma criança, fazendo dela um enfeite, um “bibelô”! Ser mãe é muito mais do que isso! Ser mãe é dividir o que se tem, sempre priorizando os filhos; Ser mãe é cuidar, amar, amar e amar! Ser mãe é depender da graça de Deus dia após dia, hora após hora, minuto após minuto; Ser mãe é estar na dependência total do Deus Maravilhoso que não falta nunca, que sempre nos protege e nos ampara; Ser mãe é se sentir abençoado por ter recebido do Senhor o privilégio de tomar conta de um pequeno ser; Ser mãe é ver o seu amor imperfeito comparado ao perfeito amor do grande Deus. Ser mãe é envelhecer sorrindo; Mesmo na solidão do ninho que ficou vazio; Porque sabe que cumpriu a sua parte; E o que faltou, o Pai celeste completará; Pois dele vem a promessa: “Não temas, pois Eu estou contigo em todo momento”. Ser mãe é ser feliz somente por ser mãe!



segunda-feira, 30 de abril de 2012

ALÔ DIRETOR OU COORDENADOR: PROJETO" DIA DAS MÃES"





PROJETO PEDAGÓGICO PARA O DIA DAS MÃES:

Tema: "Dançando com  a Mamãe" ou "Relembrando os bons tempos"

Público Alvo: Alunos , pais e responsáveis, professores e funcionários

Duração : Em média 2 semanas

Justificativa: Homenagear e dedicar um momento do ano para valorização dos laços de família.

Objetivos:

  • Homenagear as mães fortificando os laços entre mãe e filho;
  • Promover um dia de troca e prazer entre a família e as escola;
  • Destacar o papel da mãe na formação de seu filho;
  • Valorizar outras pessoas que fazem o papel de mãe, como  pais, avós, madrinhas etc.
Desenvolvimento:

1) Durante as duas semanas:
  • Ensaios das apresentações ( devido ao tema , pode ser cada turma ou série com ritmos de cada  década)
  • Confecções de presentes (de preferência pelos alunos)
  • Confecções de convites ( que devem ser entregues com a máxima antecipação possível)
  • Passar uma circular para os pais com as roupas a serem usadas 
  • Compras e preparativos para a festa
  • Encomenda do bolo
  • Selecionar a trilha sonora para  a festa , caso não se contrate um DJ
  • Definir com toda equipe escolar o papel de cada um no dia do evento
  • Definição da decoração e roupa que os funcionários irão usar
  • Definição do que será vendido ou oferecido aos convidados
Ps: É importante trabalhar com os alunos o papel da mãe na família e os diversos elementos que fazem este papel atualmente na sociedade.

2) Na véspera:
  • Decoração do espaço 
  •  Ckeck-list de todas as providências
3)No dia da festa:
  • Organizar os alunos  no espaço aonde acontecerá a festa ( sempre sobre a supervisão de algum educador, de preferência a que tem maior vínculo afetivo com ela independente da faixa etária)
  • Acolhimento dos convidados
  • Início das apresentações com a entrega das lembrancinhas
  • Início da discoteca
4) Roteiro da festa:
  • Abertura da festa  pela Direção(sempre pela Direção)
  •  Leitura de uma mensagem, que pode ser feita por qualquer elemento da escola
  • Início das apresentações
  • Abertura da discoteca
  • Parada para o corte do bolo
  • Término do evento com agradecimentos pela presença pela Direção (sempre pela Direção)
Ps: a) O roteiro deve ser distribuído para todos os elementos da escola
       b) No roteiro deverá entregue aos funcionários e educadores , deverá ter especificado horários para cada etapa da festa e a  função  de cada um deles.

Elaborado por Valdete Santos










ALÔ EDUCADOR: LEMBRANÇAS PARA O " DIAS DAS MÃES



SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM PALITO DE PICOLÉ  E KIT BÁSICO DE UMA BOA  MÃE:(mais sugestões , click em cima do título)






domingo, 29 de abril de 2012

ALÔ EDUCADOR: LEITURA E O "DIA DAS MÃES"

ATIVIDADES A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:



VÍDEOS DE TRABALHOS A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:



PRODUÇÃO  DE TEXTO OU DESENHOS A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:

  • Se você fosse mãe,  que mãe você seria ...
  • Se seu pai fosse mãe, que mãe ele seria ...
  • Se seu personagem de história preferido você mãe , que mãe ele seria...











domingo, 15 de abril de 2012

ALÔ PROFESSOR:18 DE ABRIL- DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL





ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NO DIA DO LIVRO

1.EMBRULHO DO LIVRO

A professora elabora atividades lúdicas com o título do livro, para que ele seja descoberto pelos alunos(   leitura  antecipada)  e se sinta motivado a ouvir a história. Eles poderão descobrir o título através de:

  • tiras de papel com o texto escrito de trás pra frente
  • gestos e sons
  • composição de imagens
  • brincadeiras de "adivinhação"
  • músicas
  • frases enigmáticas
2. TROCA-TROCA

  • Montar um espaço na sala ou na escola bem decorado com o tema leitura e propor que neste dia cada aluno traga um livro para ser trocado com outro aluno. Esta troca pode ser definitiva, por um período ou só naquele dia.

3. BANDEJÃO DO LIVRO

  • Como a palavra já diz , seria ofertado para leitura "bandejas" ou "cestas" devidamente decoradas , com vários livros de títulos diferentes e com poucos textos. Está atividade pode ser realizada na sala de aula, na biblioteca ou sala da leitura, no pátio ou em outro local preparado para esta atividade. A duração desta atividade não pode ultrapassar de 1(uma) hora, porém  pode der realizada várias vezes na semana.
4. PAINEL COLETIVO: 
  • Montar um painel coletivo com personagens desenhados e pintados individualmente e  com origami de elementos da história
5. MINI-MAQUETES
  • Os alunos individualmente ou em grupo a partir da escolha de uma das cenas da história, desenharão esses elementos que depois de devidamente pintados, serão recortados e colados numa base de cartolina. 
6. ACRÓSTICOS
  • Fazer acróstico com as letras que compõe o título ou personagens do livro e suas qualidades ou características.
7. MÓBILES 
  • Montar móbiles com dobraduras ou recorte e colagem  dos personagens ou elementos da história.
8. MÁSCARAS E FANTOCHES:

  • Construir máscaras e fantoches com caixa de leite, saco de papel , retalhos, pedaços de lãs e de papel do personagem que mais gostou.
9. MODELAGEM COM MASSINHA OU ARGILA

  • Modelar com massinha e/ou argila personagens ou cenas da história
10. BANCA DA LEITURA

  • Colocar no pátio mesas com vários tipos de material de leitura: livros de vários gêneros, jornais, revistas especializadas etc.
11. TENDA DA LEITURA 
  • Montar tendas temáticas ou não contendo livros e/ou trabalhos dos alunos.
12.CAIXA DE DRAMATIZAÇÃO
  • Colocar em caixa(s) decorada objetos , roupas e sapatos que possam ser utilizados pelos alunos após a contação de história

IMPORTANTE!!!Todos estes trabalhos neste dia devem ser precedidos de uma trabalho coma biografia de Monteiro Lobato, o maior escritor de história infantil do nosso país e dependendo da faixa etária acrescentando  a de Hans Christian Andersen ( links abaixo)