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segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ALÔ EDUCADOR: A ARTE DE PLANEJAR

Planejamento Anual -  essencial no início de um ano letivo

A programação serve para definir prioridades e objetivos. Nela, o educador deposita seu conhecimento. Planejar faz parte da essência do homem. Planejamos mesmo que mentalmente,  todas as ações do dia-a-dia. 

O planejamento e a escola do século XXI

 Em milhares de escolas espalhadas pelo país, professores sonham com um futuro melhor para seus alunos porque têm consciência de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Mas pra isso é preciso ter nas escolas ação conjunta, estratégia, planejamento. Ainda no SEC XXI encontramos escolas com  ensino tradicional,  trata o aluno como mero receptor de informações, um ser passivo. Ao professor cabe o lugar de único detentor do saber.Porém o que se espera para  dias atuais é uma proposta educativa mais desafiadora  formando indivíduos mais autônomos e o planejamento é o instrumento que nos conduz a esse ideal, aonde o aluno passa a ser o centro do processo.
Na  escola do  século XXI  , o desejo de mudar é essencial e o professor  para atuar bem   precisa  seguir deve alguns princípios:

ü   Ser um guia para ajudar o estudante a explorar, reconstruir e situar-se no meio cultural onde vive;
ü   Criar situações que facilitem a aprendizagem de procedimentos que contribuam para a construção da autonomia pessoal;
ü   Oferecer métodos de organização para o trabalho que possibilitem a construção de uma disciplina pessoal mais rígida;
ü  Dar indicações de atitudes e responsabilidades que lancem as condições para o desenvolvimento do sentido de justiça;
ü   Apoiar  atitudes de companheirismo e solidariedade que estimulem o respeito mútuo. 

Esses princípios são excelentes pontos de partida para quem pretende começar uma transformação em sua escola, porque estão em sintonia com o que se espera da educação neste novo século que está começando. Mas isso não é tudo. Tão importante quanto é saber conduzir o ano letivo, é coordenar o dia-a-dia, garantir a execução das grandes metas.

O planejamento propriamente dito

Antes de mais nada, cada escola precisa determinar um ou mais objetivos.Seja ela na proposta tradicional e conteúdista ou mais atual e sócio-interacionista .O importante  é  atender a sua clientela .Bem como a forma como vai trabalhar a proposta pedagógica escolhida ( definir o Projeto Político Pedagógico). Essencial ter um bom planejamento inicial para definir objetivos. Daí para a frente, o desafio é implantá-los.Existem duas palavras-chave para que a mudança chegue a bom termo: autonomia e valorização. 

Autonomia é, segundo ela, a grande questão. A escola precisa exercê-la em sua plenitude ao definir um projeto e executá-lo. Para isso, precisa ter liberdade para escolher a melhor maneira de atuar. Tudo, é claro, dentro dos limites impostos pela própria aprendizagem. Se os alunos estão aprendendo, ótimo, o caminho é esse mesmo. 

Valorização
é uma ação fundamental para atrair (e manter motivados) os bons mestres. Alcançar essa meta, segundo ela, fica muito mais fácil quando toda a equipe está segura de que pode crescer intelectualmente quanto financeiramente no ambiente escolar
 quando sabe que, ao se capacitar e melhorar suas condições de trabalho, será melhor remunerada. 
 
Formalizar um plano anual de trabalho se torna, assim, apenas o primeiro passo. É inerente a função do professor planejar, pois  o processo é vivo, porque o conhecimento é vivo, está permanentemente em construção.

Dois pontos devem ser trabalhados à exaustão para garantir um planejamento de qualidade: 

Diagnóstico: professores, coordenação e direção analisam todas as intenções e ações desenvolvidas pela escola. Ele costuma ser feito em reuniões de avaliação no final do ano letivo anterior ou no começo do novo período escolar. Um diagnóstico preciso, baseado em informações seguras, é o que consegue identificar corretamente os problemas e é um grande  passo para solucioná-los. 

Ação: é o planejamento colocado em prática. Nenhuma experiência consegue ser bem-sucedida sem muitas reuniões. De preferência, semanais, para estabelecer consensos relativos ao uso e manutenção do espaço, do tempo, dos recursos financeiros e didáticos, além de discutir como implementar a interdisciplinaridade, a contextualização  a organização e a avaliação dos conteúdos. 

O trabalho em equipe 

Você está pronto para discutir o projeto pedagógico e participar de todas as reuniões de planejamento. Já percebeu como todas essas tarefas envolvem outras pessoas? Esse é o terceiro ponto fundamental da história. Ninguém vai a lugar nenhum sem um bom entrosamento entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Não há mais espaço, na escola que queremos construir no século XXI, para o educador egoísta, que não troca informações permanentemente com os colegas. Pode-se pensar em tudo juntos,  desde de  como organizar a sala, a acolhida no início do ano, os eventos culturais e até a forma de avaliar.

Com um bom planejamento, que deve ser simples e objetivo, as chances  de sucesso no ano letivo são muito maiores. O  educador-mediador amoroso transmite conhecimentos porque se importa genuinamente com os seus estudantes.Ele adapta seu ensino às necessidades a ao nível de compreensão deles .É sensível às habilidades e circunstâncias de seus estudantes.Estes discernem quando o professor tem esse amor , e o ensino e o aprendizado se tornam agradáveis.

Alguns lembretes sobre planejamento:

"Planejar o ano letivo pode ser tão interessante quanto planejar uma viagem."
"Mobilize a equipe, de forma a envolvê-la em todas as atividades de planejamento."
"Uma acolhida calorosa a funcionários e professores influenciará a recepção deles aos alunos"
"É melhor exercitar o diálogo nos dias de planejamento que ouvir discursos sobre a necessidade dos mesmo."
"A equipe deve ter bem claro o objetivo de seus esforços."
"Partindo do que a escola é agora, defina coletivamente como deverá ser seu futuro."
"Boas intenções não produzem consenso e cooperação. Boas estratégias, sim."
"Não espere unanimidade para deflagrar ações."
"Todos os funcionários, indistintamente, devem ser envolvidos na definição da missão da escola."
"Planejar é um processo que percorre o ano letivo do começo ao fim."
"O planejamento deve dizer respeito a ações concretas."

"Reflexão - verdadeira reflexão - produz ação." (Paulo Freire)


Valdete Silva
Pedagoga

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CONVERSANDO COM OS PAIS: A ESCOLHA DA ESCOLA

JÁ COMEÇARAM AS MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2012. ESCOLHA BEM A ESCOLHA DO SEU FILHO, SEJA ELA UMA ESCOLA NOVA OU A PERMANÊNCIA NA QUE ELE JÁ ESTÁ.

Atualmente temos um número elevado de escolas espalhadas pelo Brasil, essa grande quantidade faz com que os pais fiquem perdidos na hora de escolher em que escola matricular os filhos.
Quais são os critérios que devem ser avaliados na hora da escolha?

1º - Os pais devem fazer uma lista de escolas.
2º - Dentro dessa lista os pais deverão descartar as escolas que não estão de acordo com seus valores (conservador ou liberal).
3º - Os pais devem visitar a escola e questionar sua proposta pedagógica.
4º - Durante a visita à escola os pais devem prestar atenção no atendimento, no estacionamento, principalmente, na entrada e saída, pois esses, geralmente, causam problemas.
5º - Observar se a escola é atual, ou se continua com os métodos antigos de ensino, se prepara o aluno somente para a vida ou se também o prepara para o mercado de trabalho.
6º - Os pais devem ter atenção se a escola incentiva a solidariedade, o respeito, a ética, entre outros conceitos que formam o ser humano de caráter honroso.
7º - Verifique se a escola oferece um bom espaço físico, tendo uma estrutura segura que disponibiliza áreas de lazer para o estudante.
8º - Atente-se para a qualificação dos profissionais que ali trabalham.
9º - Descubra como são tratados os atrasos dos alunos, como a escola se comporta diante de assuntos polêmicos.
10º - Analise os recursos que a escola disponibiliza aos seus alunos.

Se o seu filho for adolescente, você deverá sentar e ouvir a opinião dele sobre as escolas candidatas. Ao entrar em um consenso com os filhos é hora de matricular.
Na hora da escolha é importante que os pais façam um amplo questionamento sobre diversas diretrizes.
A escola é um espaço destinado ao aprendizado da criança, mas lembre-se que a educação começa em casa, ou seja, são os pais que iniciam e participam da educação dos filhos.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola



domingo, 30 de outubro de 2011

CONVERSANDO COM OS PAIS: PRESENTES AFETIVOS

No calendário  brasileiro o mês de outubro é reservado às crianças .Comemorar é sempre bom.Tudo que se faz para que o outro se sinta feliz tem seu valor.As crianças esperam com ansiedade os presentes do "Dia das Crianças". Mas nós pais, que também somos educadores não podemos deixar de dar sempre  "presentes afetivos" aos nossos filhos.Que tal escolher entre uns desses oito presentes.

OITO BONS PRESENTES PARA SEU FILHO QUE NÃO CUSTAM NADA.

O PRESENTE ESCUTAR...
Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.

O PRESENTE AFEIÇÃO
Seja generoso com abraços, beijos, carinhos nas costas e toques  nas  mãos. Deixe estas pequenas ações demostrarem o amor que você tem por ele.

O PRESENTE  SORRISO
Junte alguns desenhos e filmes. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será demonstrar e dizer " Eu adoro rir com você".

O PRESENTE BILHETINHO
Pode ser um simples bilhete ou um soneto completo. Um breve bilhete escrito à mão pode ser lembrado pelo resto da vida, e pode mesmo mudar uma vida.

O PRESENTE ELOGIO
Um simples e sincero, "Você ficou muto bem de vermelho" ou "Você fez um super trabalho", pode levantar a sua auto-estima.

O PRESENTE FAVOR 
Todo dia, faça algo amável.

O PRESENTE SOLIDÃO
Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos.Seja sensível a esses momentos e dê o presente da solidão ao seu filho.

O PRESENTE DISPOSIÇÃO
A maneira mais fácil de sentir-se bem é colocar à disposição dele, e isso não é difícil de ser feito.

Quais destes PRESENTES você já deu ao seu filho este mês, semana ou dia?

domingo, 25 de setembro de 2011

ALÔ EDUCADOR! MÊS DA CRIANÇA - PROJETO "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS"

http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com.br/


" PROJETO PARA O MÊS  DA CRIANÇA "

TEMA: 

Brinquedos e brincadeiras


                                                         PÚBLICO ALVO: 

                                       Educação Infantil e Anos iniciais do E.Fundamental



                                                                      JUSTIFICATIVA:

 Brincar é uma necessidade do ser humano, quando brinca ele pode aprender de uma maneira mais profunda, podendo relacionar pensamentos, criar e recriar seu tempo e espaço adaptando-se melhor as modificações na vida real.Brincar na escola faz com que, de maneira sistematizada, possamos trabalhar o aluno no seu aspecto físico , mental e social.
    
OBJETIVO:

Resgatar valores e desenvolver  a socialização.


                                            DESENVOLVIMENTO: 


1- Selecionar brincadeiras de acordo com a faixa etária, o tempo disponível e o local. Pode ser um projeto para ser  trabalhado no recreio, em um horário do dia, um dia específico da " Semana da Criança ". 

2- Deixar sempre brincadeiras reservas para mudança, caso os alunos percam logo o interesse.

3-Explicar a brincadeira e definir as regras.Quanto menor for a criança de  faixa etária maior será a  dificuldade em cumprir regras.

4-Sugestões de brincadeiras:

  • Lenço atrás
  • Galinha Choca
  • Meus pintinhos venham cá
  • Mamãe posso ir
  • Eu sou rica...eu sou pobre
  • Cantigas de roda
  • Bento que bento é o frade
  • Pai Francisco
  • Cabra Cega
  • Amarelinha
  • Estátua
  • Gincana de tarefas
  • Escravos de Jó
* Cada professor poderá contribuir  com outras brincadeiras.

                                         RECURSOS MATERIAIS:
  • Lenços; Bolas; Som ; CDS com músicas ; Pedrinhas;

                     SUGESTÃO DE " CD " COM BRINQUEDOS CANTADOS:


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