Total de visualizações de página

Seguidores

Licença Creative Commons
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO de VALDETE SANTOS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil.
Based on a work at assessoriaemeducacao2012.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com/.

CURTIR_FACEBOOK

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CONVERSANDO COM OS PAIS: A ESCOLHA DA ESCOLA

JÁ COMEÇARAM AS MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2012. ESCOLHA BEM A ESCOLHA DO SEU FILHO, SEJA ELA UMA ESCOLA NOVA OU A PERMANÊNCIA NA QUE ELE JÁ ESTÁ.

Atualmente temos um número elevado de escolas espalhadas pelo Brasil, essa grande quantidade faz com que os pais fiquem perdidos na hora de escolher em que escola matricular os filhos.
Quais são os critérios que devem ser avaliados na hora da escolha?

1º - Os pais devem fazer uma lista de escolas.
2º - Dentro dessa lista os pais deverão descartar as escolas que não estão de acordo com seus valores (conservador ou liberal).
3º - Os pais devem visitar a escola e questionar sua proposta pedagógica.
4º - Durante a visita à escola os pais devem prestar atenção no atendimento, no estacionamento, principalmente, na entrada e saída, pois esses, geralmente, causam problemas.
5º - Observar se a escola é atual, ou se continua com os métodos antigos de ensino, se prepara o aluno somente para a vida ou se também o prepara para o mercado de trabalho.
6º - Os pais devem ter atenção se a escola incentiva a solidariedade, o respeito, a ética, entre outros conceitos que formam o ser humano de caráter honroso.
7º - Verifique se a escola oferece um bom espaço físico, tendo uma estrutura segura que disponibiliza áreas de lazer para o estudante.
8º - Atente-se para a qualificação dos profissionais que ali trabalham.
9º - Descubra como são tratados os atrasos dos alunos, como a escola se comporta diante de assuntos polêmicos.
10º - Analise os recursos que a escola disponibiliza aos seus alunos.

Se o seu filho for adolescente, você deverá sentar e ouvir a opinião dele sobre as escolas candidatas. Ao entrar em um consenso com os filhos é hora de matricular.
Na hora da escolha é importante que os pais façam um amplo questionamento sobre diversas diretrizes.
A escola é um espaço destinado ao aprendizado da criança, mas lembre-se que a educação começa em casa, ou seja, são os pais que iniciam e participam da educação dos filhos.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola



domingo, 30 de outubro de 2011

CONVERSANDO COM OS PAIS: PRESENTES AFETIVOS

No calendário  brasileiro o mês de outubro é reservado às crianças .Comemorar é sempre bom.Tudo que se faz para que o outro se sinta feliz tem seu valor.As crianças esperam com ansiedade os presentes do "Dia das Crianças". Mas nós pais, que também somos educadores não podemos deixar de dar sempre  "presentes afetivos" aos nossos filhos.Que tal escolher entre uns desses oito presentes.

OITO BONS PRESENTES PARA SEU FILHO QUE NÃO CUSTAM NADA.

O PRESENTE ESCUTAR...
Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.

O PRESENTE AFEIÇÃO
Seja generoso com abraços, beijos, carinhos nas costas e toques  nas  mãos. Deixe estas pequenas ações demostrarem o amor que você tem por ele.

O PRESENTE  SORRISO
Junte alguns desenhos e filmes. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será demonstrar e dizer " Eu adoro rir com você".

O PRESENTE BILHETINHO
Pode ser um simples bilhete ou um soneto completo. Um breve bilhete escrito à mão pode ser lembrado pelo resto da vida, e pode mesmo mudar uma vida.

O PRESENTE ELOGIO
Um simples e sincero, "Você ficou muto bem de vermelho" ou "Você fez um super trabalho", pode levantar a sua auto-estima.

O PRESENTE FAVOR 
Todo dia, faça algo amável.

O PRESENTE SOLIDÃO
Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos.Seja sensível a esses momentos e dê o presente da solidão ao seu filho.

O PRESENTE DISPOSIÇÃO
A maneira mais fácil de sentir-se bem é colocar à disposição dele, e isso não é difícil de ser feito.

Quais destes PRESENTES você já deu ao seu filho este mês, semana ou dia?

domingo, 25 de setembro de 2011

ALÔ EDUCADOR! MÊS DA CRIANÇA - PROJETO "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS"

http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com.br/


" PROJETO PARA O MÊS  DA CRIANÇA "

TEMA: 

Brinquedos e brincadeiras


                                                         PÚBLICO ALVO: 

                                       Educação Infantil e Anos iniciais do E.Fundamental



                                                                      JUSTIFICATIVA:

 Brincar é uma necessidade do ser humano, quando brinca ele pode aprender de uma maneira mais profunda, podendo relacionar pensamentos, criar e recriar seu tempo e espaço adaptando-se melhor as modificações na vida real.Brincar na escola faz com que, de maneira sistematizada, possamos trabalhar o aluno no seu aspecto físico , mental e social.
    
OBJETIVO:

Resgatar valores e desenvolver  a socialização.


                                            DESENVOLVIMENTO: 


1- Selecionar brincadeiras de acordo com a faixa etária, o tempo disponível e o local. Pode ser um projeto para ser  trabalhado no recreio, em um horário do dia, um dia específico da " Semana da Criança ". 

2- Deixar sempre brincadeiras reservas para mudança, caso os alunos percam logo o interesse.

3-Explicar a brincadeira e definir as regras.Quanto menor for a criança de  faixa etária maior será a  dificuldade em cumprir regras.

4-Sugestões de brincadeiras:

  • Lenço atrás
  • Galinha Choca
  • Meus pintinhos venham cá
  • Mamãe posso ir
  • Eu sou rica...eu sou pobre
  • Cantigas de roda
  • Bento que bento é o frade
  • Pai Francisco
  • Cabra Cega
  • Amarelinha
  • Estátua
  • Gincana de tarefas
  • Escravos de Jó
* Cada professor poderá contribuir  com outras brincadeiras.

                                         RECURSOS MATERIAIS:
  • Lenços; Bolas; Som ; CDS com músicas ; Pedrinhas;

                     SUGESTÃO DE " CD " COM BRINQUEDOS CANTADOS:


 http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com.br/




AGORA É LEI: DIA NACIONAL DA LEITURA

Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos
Institui o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura.
           O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
           Art. 1o  São instituídos o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura, a serem anualmente celebrados, em todo o território nacional.
 § 1o  O Dia Nacional da Leitura será comemorado em 12 de outubro.
 § 2o  A Semana Nacional da Leitura e da Literatura será aquela em que recair o Dia Nacional da Leitura, nos termos do § 1o deste artigo.
 Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília,  8  de  janeiro  de 2009; 188o da Independência e 121o da República.
 LUIZ INÁCIO LULA DA SILVARoberto Gomes do Nascimento

sábado, 10 de setembro de 2011

LEITURA: ABRACE ESSA IDÉIA: Eu fui à Bienal do Livro!

Eu sempre vou à Bienal!
É super divertido, podemos adquirir livros, encontrar autores e ilustradores, somos os primeiros a saber das novidades do universo dos livros! Mais o melhor de tudo,  é encontrar pessoas. Encontrar os amigos e ver pessoas com prazer em estar em um evento cultural. Poder levar os alunos da minha escola, foi muito bom, principalmente aqueles,  que se não fosse esta oportunidade, dificilmente poderiam ir a um evento deste nível.Como sempre o estande da SME deu show,mostrando a riqueza dos trabalhos das escolas públicas do Rio de Janeiro.
Agora é esperar a próxima,  daqui há 2 anos.









quarta-feira, 31 de agosto de 2011

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LEITURA: ABRACE ESSA IDÉIA - Atividades a partir do livro:Cordel Adolescente,o xente!

( Veja postagem anterior)




1-     Antes da leitura do livro:

a) Espalhar pelo espaço (sala de aula, de leitura ou corredores) frases que estimulem a leitura do livro, como: Você conhece a Bertulina ( e outros personagens ...)?; Você já viveu uma história de amor?;etc.
b) Colocar imagens de casais de namorados de várias as idades ou casais de namorados com  roupas típicas de várias regiões;
c) Trabalhar  palavras que não fazem parte  do vocabulário do aluno;
d) Trabalhar  o"AMOR",  pedindo que os alunos cantem músicas  e falem sobre o tema;
e) Apresentar  um cordel para e/ou coma turma, construir um dicionário nordestino;
f)  Mostrar xilogravuras e trabalhar a ilustração;
g) Dramatizar a história do livro de forma musicalizada;
h) Criar os personagens com material reciclado.


2-     Após a leitura do livro:


a) Com alunos menores: desenhar seu personagem preferido; de forma coletiva, modificar o final da história; ilustrar as estrofes; criar e decorar os personagens principais:deitar um aluno do sexo feminino e um masculino e um papel pardo para ser o molde;criar cordéis sobre vários assuntos e montar um varal com eles.
b) Com alunos maiores, criar um cordel : inédito ou paródia de um outro e encená-lo caracterizados ; modificar o final da história escrevendo  uma carta ao autor; fazer um dicionário nordestino comparando palavras da sua região.


Observações:


1) Em qualquer faixa etária explicar o que é um Cordel. Que tal usar este?




Quando vou escrever cordel
me dispo da vaidade
esqueço qualquer orgulho
vestido de humildade
pois é poesia popular
que o povo gosta de cantar
pelos cantos da cidade

E fico pensando na lua
com miçangas coloridas
nas estrelas brincalhonas
encantando atrevidas
quando a tarde vai embora
o sol se esconde na hora
esquecendo despedidas

Perpassa pela cachola
miríades de borboletas
pássaros esvoaçando
os números das roletas
mulheres achando graça
garotas lindas na praça
músicas com belas letras

Depressa chega a dúvida
- misteriosa cultura! -
fazendo galo na mente
me trazendo amargura
vislumbrand'o horizonte
subo correndo um monte
pequeno, miniatura

Então troco as palavras
rimo pão com armadura
como pipoca sem sal
feijão, arroz, rapadura
arranco sapatos do pé
escrevo ode à mulher
plantando muita verdura

Mas a danada da poesia
sumindo no crepúsculo
deixa de ser cordel, é cordão
num versinho minúsculo
bem soberbo e abusado
tão ínfimo, tão coitado,
um livro? Não, opúsculo!

Essas coisas populares
pensas ser fácil de fazer?
Estás muito enganado
eu misturo tu com você
equívoco gramatical
terminando por me dar mal
obrigado a beber dendê

Lá vou eu de novo tentar
o destrinche cordelístico
embor'eu não seja mago
vou sendo cabalístico
ao terminar a obrigação
com meu maior dedo da mão
coloco meu interstício



1)  Em parceria com o professor de artes trabalhar MONOTIPIA  (xilogravura) para ilustrar os cordéis criados pelos alunos:


COMO FAZER:


Material: Guache, rolinho de espuma (para pintura);papel para rascunho; fundo de bandeja de isopor;


Etapas:


1. Fazer o desenho no rascunho( papel ofício);
2. Colocar o rascunho em cima do fundo da bandeja de isopor e riscar o desenho com força, sem furá-la, mas é preciso fazer uma " vala "( uma marca do risco)   . O  desenho deve ser riscado espelhado ( o que se que reproduzir deve ser desenhado ao contrário,como por exemplo; letras,números,sinais etc.);
3.Depois passar com um rolinho de espuma, o guache com um pouco de cola misturado;
4.Pressionar na folha como um carimbo e o desenho será reproduzido.