LEITURA PARA CRIANÇA NÃO É PARA GENTE GRANDE!
A criança antigamente era criada como adulto, educar a criança como criança é recente. E isto se vê na própria literatura. Na história de Chapeuzinho Vermelho original, por exemplo, ela é comida pelo lobo.Quando se passou a ter a criança como foco procurou-se moraliza-la. E isto aconteceu com muitas histórias hoje infantis.A história da D. Baratinha é ideal para trabalhar o sentimento de perda e frustração, já que o ratão escolhe a baratinha e ela morre. Ele sofre esta perda, se revitaliza e começa procurar outras pessoas. Assim podemos utilizar as histórias infantis com várias intenções já que através da leitura mexemos com a imaginação, emoção e prazer.Existem fases importantes do leitor de acordo com a sua faixa etária e é importante conhece-las para a escolha acertada da história a ser contada e/ou livro a ser lido ou indicado.
FASES DO DESENVOLVIMENTO LEITOR
PRÉ-LEITOR
A partir de 4/5 anos
Fase da descoberta do mundo concreto e do mundo da linguagem, estabelecimento de relações entre imagens e palavras. Fase da leitura visual e preferência por livros que propõem vivências radicadas no cotidiano familiar, cenas individualizadas e textos com rimas.
LEITOR INICIANTE
A partir de 6/7 anos
Fase de aprendizagem da leitura. O leitor reconhece a formação das sílabas simples e complexas. Inicia o processo de socialização e de racionalização da realidade, e tem preferência por histórias bem-humoradas, em que a astúcia do fraco vence a prepotência do forte; aventuras no ambiente próximo, histórias de animais, fantasia e problemas infantis.
LEITOR EM PROCESSO
A partir de 8/9 anos
Fase em que o leitor já domina o mecanismo da leitura, acentuando-se o interesse pelo conhecimento das coisas. Inicia a consolidação do processo de alfabetização e tem atração pelos desafios e pelos questionamentos de toda a natureza. Preferência pelos contos fantásticos, contos de fadas, folclore, histórias de humor e animismo.
LEITOR FLUENTE
A partir de 10/11 anos
Fase da consolidação do domínio do mecanismo da leitura. Desenvolvimento da capacidade de abstração aliada ao pensamento formal e reflexivo. Fase da pré-adolescência e interesse pela participação em grupos ou equipes, daí a preferência pelos heróis ou heroínas que lutam por ideais humanitários e justos. O leitor também aprecia aventuras sensacionalistas de detetives e fantasmas, ficção científica, histórias da atualidade e de amor.
LEITOR CRÍTICO
A partir de 12/13 anos
Fase de total domínio da leitura e da linguagem escrita. Desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Capacidade de assimilar ideias e reelaborá-las a partir da própria experiência. Preferência por aventuras intelectualizadas, viagens, confl itos psicológicos, crônicas e contos. A partir de 14 anos, o leitor crítico e independente se aproxima cada vez mais da literatura adulta.