Público Alvo: Ensino Fundamental
A radio é um dos primeiros meios
de comunicação e ainda hoje é um dos meios mais utilizados, tem maior
credibilidade pela população, diminuindo
distâncias entre as pessoas . E rádio
também é coisa de jovem incorporando-os
aos seus espaços de vida , dentro e fora da escola. Na escola vem sendo
uma nova possibilidade de comunicação, podendo converge-se com outras
tecnologias e mídias, como a telefonia
móvel a TV , a internet , confirmando a permanência deste meio de
comunicação no nosso século, tornando -se mais um recurso didático onde há
possibilidades de trabalhar com a linguagem oral nos seus mais diversos
estilos, desenvolvendo assim muitas habilidades.Além disso, em um projeto
político pedagógico, trazer a rádio para o cotidiano da escola é uma forma multidsicisplinar e
abrangente de garantir para todos o acesso
a conteúdos vivos e concretos . O aluno aprende a analisar , apreciar diferentes formas musicais , reconhecer
estilos , gêneros, além de estar fixando conteúdos da forma contextualizada e
significativa.
II- Metas:
- Produzir uma
rádio escolar , possibilitando seu uso como instrumento pedagógico no
processo de aprendizagem dos alunos;
- Sensibilizar professores, alunos e a comunidade
escolar para participação na
produção de um programa de rádio escolar;
III -Objetivos Gerais:
- Reconhecer
a rádio , não só como uma forma de
entretenimento, mas também como uma prestadora de serviços que informa e
entretem.
IV - Objetivos
Específicos:
·
Exercitar a imaginação;
·
Favorecer a autoestima;
·
Exercitar a leitura crítica;
·
Disponibilizar diferentes gêneros musicais para
a apreciação;
·
Identificar
possibilidades diversas do uso da
língua ;
·
Favorecer o relacionamento interpessoal;
·
Facilitar a desinibição;
·
Possibilitar a integração multidisciplinar;
·
Favorecer o trabalho em grupo e o espírito
crítico.
V- Desenvolvimento:
a) Escolha
da equipe que produzirá a rádio:
As funções que os estudantes envolvidos num processo como
esse têm a desempenhar são várias:
Locutor: Apresentador ou noticiarista, sua fala tem
que ser clara , ritmada e pausada
Produtor ou editor:
Marcar as entrevistas , escolher as músicas e transformar o que
está publicado nos jornais e
revistas em notícia falada.Coordenar as
tarefas necessárias à realização do programa
Repórter:
Coleta de informações a partir da pauta definida
Sonoplasta: responsável pela sonorização da rádio
Revisor: responsável que irá revisar todo o programa
que irá irar no ar
b) Escolha dos
itens pertinentes à radio:
Nome da rádio / Slogan / Vinheta de abertura e / ou de encerramento/ Comerciais /
Campanhas / Chamadas / Pesquisas / Entrevista / Dia da reunião de Pauta/
c) Escolha
do gênero do programa:
Revista (variedades) / Musical / Esportivo/ Jornalístico/
Esportivo/ Jornalístico/Educativo/ Humorístico/ Infantil/Rádio –teatro/
Serviço(utilidade pública)/Rádio-teatro/ ou a mistura de vários estilos. pela
população
d) Planejamento:
- O planejamento será feito semanalmente, onde os alunos de início escolherão os itens a cima e a forma de divulgação da rádio: cartazes, anúncios pelo microfone, cartazes ou outros tipos de divulgação.
- Para os alunos do 1º segmento poderá ser feita uma apresentação com uma representação com fantoches para divulgação da rádio.
- A apresentação do programa será feito de 15 em 15 dias,no horário do recreio , pelos alunos do turno,que quiserem participar junto com os alunos do contra-turno que quiserem ficar após o horário.
Obs: Para escola de horário integral é uma atividade que pode constar na grade.
- A programação seguirá a ordem estabelecida pelos componente da equipe de trabalho e durará por volta de 15 minutos.
VI- Recursos Humanos:
Indiretamente:
Toda equipe escolar
Toda equipe escolar
Diretamente:
- Direção
- Coordenação
- Supervisão
- Alunos interessados
Professora de Sala de Leitura
VII - Recursos materiais
O equipamento básico para a rádio
e mesa de áudio , um amplificador, um gravador , um microfone,cabos conectores e caixas acústicas
e CD player (opcional), para que o programa seja gravado.Porém de início pode ser usado o equipamento existente no colégio, já que o
programa será ao vivo, microfones, CD player e caixas acústicas .
VIII- Avaliação
( Elaborado por Profª Valdete Santos )
E.M. Mozart Pinto
Colégio Estadual Baltazar Carneiro