A programação serve para definir prioridades e objetivos. Nela, o educador deposita seu conhecimento. Planejar faz parte da essência do homem. Planejamos mesmo que mentalmente, todas as ações do dia-a-dia.
O planejamento e a escola do século XXI
Na escola do século XXI , o desejo de mudar é essencial e o professor para atuar bem precisa seguir deve alguns princípios:
ü Ser um guia para ajudar o estudante a explorar, reconstruir e situar-se no meio cultural onde vive;
ü Criar situações que facilitem a aprendizagem de procedimentos que contribuam para a construção da autonomia pessoal;
ü Oferecer métodos de organização para o trabalho que possibilitem a construção de uma disciplina pessoal mais rígida;
ü • Dar indicações de atitudes e responsabilidades que lancem as condições para o desenvolvimento do sentido de justiça;
ü Apoiar atitudes de companheirismo e solidariedade que estimulem o respeito mútuo.
Esses princípios são excelentes pontos de partida para quem pretende começar uma transformação em sua escola, porque estão em sintonia com o que se espera da educação neste novo século que está começando. Mas isso não é tudo. Tão importante quanto é saber conduzir o ano letivo, é coordenar o dia-a-dia, garantir a execução das grandes metas.
Esses princípios são excelentes pontos de partida para quem pretende começar uma transformação em sua escola, porque estão em sintonia com o que se espera da educação neste novo século que está começando. Mas isso não é tudo. Tão importante quanto é saber conduzir o ano letivo, é coordenar o dia-a-dia, garantir a execução das grandes metas.
O planejamento propriamente dito
Antes de mais nada, cada escola precisa determinar um ou mais objetivos.Seja ela na proposta tradicional e conteúdista ou mais atual e sócio-interacionista .O importante é atender a sua clientela .Bem como a forma como vai trabalhar a proposta pedagógica escolhida ( definir o Projeto Político Pedagógico). Essencial ter um bom planejamento inicial para definir objetivos. Daí para a frente, o desafio é implantá-los.Existem duas palavras-chave para que a mudança chegue a bom termo: autonomia e valorização.
Autonomia é, segundo ela, a grande questão. A escola precisa exercê-la em sua plenitude ao definir um projeto e executá-lo. Para isso, precisa ter liberdade para escolher a melhor maneira de atuar. Tudo, é claro, dentro dos limites impostos pela própria aprendizagem. Se os alunos estão aprendendo, ótimo, o caminho é esse mesmo.
Valorização é uma ação fundamental para atrair (e manter motivados) os bons mestres. Alcançar essa meta, segundo ela, fica muito mais fácil quando toda a equipe está segura de que pode crescer intelectualmente quanto financeiramente no ambiente escolar quando sabe que, ao se capacitar e melhorar suas condições de trabalho, será melhor remunerada.
Autonomia é, segundo ela, a grande questão. A escola precisa exercê-la em sua plenitude ao definir um projeto e executá-lo. Para isso, precisa ter liberdade para escolher a melhor maneira de atuar. Tudo, é claro, dentro dos limites impostos pela própria aprendizagem. Se os alunos estão aprendendo, ótimo, o caminho é esse mesmo.
Valorização é uma ação fundamental para atrair (e manter motivados) os bons mestres. Alcançar essa meta, segundo ela, fica muito mais fácil quando toda a equipe está segura de que pode crescer intelectualmente quanto financeiramente no ambiente escolar quando sabe que, ao se capacitar e melhorar suas condições de trabalho, será melhor remunerada.
Formalizar um plano anual de trabalho se torna, assim, apenas o primeiro passo. É inerente a função do professor planejar, pois o processo é vivo, porque o conhecimento é vivo, está permanentemente em construção.
Dois pontos devem ser trabalhados à exaustão para garantir um planejamento de qualidade:
• Diagnóstico: professores, coordenação e direção analisam todas as intenções e ações desenvolvidas pela escola. Ele costuma ser feito em reuniões de avaliação no final do ano letivo anterior ou no começo do novo período escolar. Um diagnóstico preciso, baseado em informações seguras, é o que consegue identificar corretamente os problemas e é um grande passo para solucioná-los.
• Ação: é o planejamento colocado em prática. Nenhuma experiência consegue ser bem-sucedida sem muitas reuniões. De preferência, semanais, para estabelecer consensos relativos ao uso e manutenção do espaço, do tempo, dos recursos financeiros e didáticos, além de discutir como implementar a interdisciplinaridade, a contextualização a organização e a avaliação dos conteúdos.
O trabalho em equipe
Você está pronto para discutir o projeto pedagógico e participar de todas as reuniões de planejamento. Já percebeu como todas essas tarefas envolvem outras pessoas? Esse é o terceiro ponto fundamental da história. Ninguém vai a lugar nenhum sem um bom entrosamento entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Não há mais espaço, na escola que queremos construir no século XXI, para o educador egoísta, que não troca informações permanentemente com os colegas. Pode-se pensar em tudo juntos, desde de como organizar a sala, a acolhida no início do ano, os eventos culturais e até a forma de avaliar.
Você está pronto para discutir o projeto pedagógico e participar de todas as reuniões de planejamento. Já percebeu como todas essas tarefas envolvem outras pessoas? Esse é o terceiro ponto fundamental da história. Ninguém vai a lugar nenhum sem um bom entrosamento entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Não há mais espaço, na escola que queremos construir no século XXI, para o educador egoísta, que não troca informações permanentemente com os colegas. Pode-se pensar em tudo juntos, desde de como organizar a sala, a acolhida no início do ano, os eventos culturais e até a forma de avaliar.
Com um bom planejamento, que deve ser simples e objetivo, as chances de sucesso no ano letivo são muito maiores. O educador-mediador amoroso transmite conhecimentos porque se importa genuinamente com os seus estudantes.Ele adapta seu ensino às necessidades a ao nível de compreensão deles .É sensível às habilidades e circunstâncias de seus estudantes.Estes discernem quando o professor tem esse amor , e o ensino e o aprendizado se tornam agradáveis.
Alguns lembretes sobre planejamento:
"Planejar o ano letivo pode ser tão interessante quanto planejar uma viagem."
"Mobilize a equipe, de forma a envolvê-la em todas as atividades de planejamento."
"Uma acolhida calorosa a funcionários e professores influenciará a recepção deles aos alunos"
"É melhor exercitar o diálogo nos dias de planejamento que ouvir discursos sobre a necessidade dos mesmo."
"A equipe deve ter bem claro o objetivo de seus esforços."
"Partindo do que a escola é agora, defina coletivamente como deverá ser seu futuro."
"Boas intenções não produzem consenso e cooperação. Boas estratégias, sim."
"Não espere unanimidade para deflagrar ações."
"Todos os funcionários, indistintamente, devem ser envolvidos na definição da missão da escola."
"Planejar é um processo que percorre o ano letivo do começo ao fim."
"O planejamento deve dizer respeito a ações concretas."
"Reflexão - verdadeira reflexão - produz ação." (Paulo Freire)
Valdete Silva
Pedagoga
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