Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DINÂMICA COM LEITURA PARA RETORNO À ESCOLA: POEMA DE CARLOS DRUMMMOND DE ANDRADE

No meio do caminho


No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.


(Carlos Drummond de Andrade, 60 Anos de Poesia, Antologia organizada e apresentada por Arnaldo Saraiva).


ETAPAS:


1. LER  A POESIA  DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: "NO MEIO DO CAMINHO";

2. REFLETIR SOBRE AS  PEDRAS QUE ESTÃO NO CAMINHO DO SEU TRABALHO ( OU DE QUALQUER OUTRO QUESTIONAMENTO);

3. CADA PARTICIPANTE RECEBERÁ UMA PEDRA 
( PEDAÇO DE PAPEL) E NELA ESCREVERÁ UMA DIFICULDADE E COLARÁ NO CAMINHO (PAINEL);

4.A DINAMIZADORA LEVARÁ O GRUPO A REFLETIR SOBRE AS SEGUINTES POSSIBILIDADES;

  • DESISTIR DE TIRAR AS PEDRAS DO CAMINHO
  • PROCURAR OUTRO CAMINHO( MAIS LONGO, SE HOUVER TEMPO)
  • DESOBSTRUIR O CAMINHO, RETIRANDO AS PEDRAS ( INDUZI-LOS A ESTA OPÇÃO)
5. PARA DESOBSTRUIR O CAMINHO, CADA PARTICIPANTE PEGARÁ SUA PEDRA , LERÁ O QUE ESCREVEU E TENTARÁ ACHAR SOLUÇÃO COM O  GRUPO. SE O GRUPO FOR MUITO GRANDE OU O TEMPO CURTO , PODERÁ A CHAR A SOLUÇÃO DO(S) PROBLEMA(S) QUE MAIS APARECEU.

6. LEVAR O GRUPO A CONCLUIR QUE O MOMENTO FOI PROVEITOSO NO SENTIDO DE SE ENCONTRAR NOVOS CAMINHOS PARA PROBLEMAS COMUNS.

7. AO FUNDO OU AO FINAL PODE COLOCAR A MÚSICA : " É PRECISO SABER VIVER".

MATERIAL:
  • Painel no papel pardo ou 40 k, com um grande caminho e bela paisagem;
  • Pedaços de papel pedra e durex;
  • Poesia para distribuir para os participantes;
  • Letra da música para distribuir para os participantes.




Música: