Total de visualizações de página

Seguidores

Licença Creative Commons
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO de VALDETE SANTOS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil.
Based on a work at assessoriaemeducacao2012.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com/.

CURTIR_FACEBOOK

Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2012

ALÔ EDUCADOR: LEITURA E O "DIA DAS MÃES"

ATIVIDADES A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:



VÍDEOS DE TRABALHOS A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:



PRODUÇÃO  DE TEXTO OU DESENHOS A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:

  • Se você fosse mãe,  que mãe você seria ...
  • Se seu pai fosse mãe, que mãe ele seria ...
  • Se seu personagem de história preferido você mãe , que mãe ele seria...











domingo, 15 de abril de 2012

ALÔ PROFESSOR:18 DE ABRIL- DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL





ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NO DIA DO LIVRO

1.EMBRULHO DO LIVRO

A professora elabora atividades lúdicas com o título do livro, para que ele seja descoberto pelos alunos(   leitura  antecipada)  e se sinta motivado a ouvir a história. Eles poderão descobrir o título através de:

  • tiras de papel com o texto escrito de trás pra frente
  • gestos e sons
  • composição de imagens
  • brincadeiras de "adivinhação"
  • músicas
  • frases enigmáticas
2. TROCA-TROCA

  • Montar um espaço na sala ou na escola bem decorado com o tema leitura e propor que neste dia cada aluno traga um livro para ser trocado com outro aluno. Esta troca pode ser definitiva, por um período ou só naquele dia.

3. BANDEJÃO DO LIVRO

  • Como a palavra já diz , seria ofertado para leitura "bandejas" ou "cestas" devidamente decoradas , com vários livros de títulos diferentes e com poucos textos. Está atividade pode ser realizada na sala de aula, na biblioteca ou sala da leitura, no pátio ou em outro local preparado para esta atividade. A duração desta atividade não pode ultrapassar de 1(uma) hora, porém  pode der realizada várias vezes na semana.
4. PAINEL COLETIVO: 
  • Montar um painel coletivo com personagens desenhados e pintados individualmente e  com origami de elementos da história
5. MINI-MAQUETES
  • Os alunos individualmente ou em grupo a partir da escolha de uma das cenas da história, desenharão esses elementos que depois de devidamente pintados, serão recortados e colados numa base de cartolina. 
6. ACRÓSTICOS
  • Fazer acróstico com as letras que compõe o título ou personagens do livro e suas qualidades ou características.
7. MÓBILES 
  • Montar móbiles com dobraduras ou recorte e colagem  dos personagens ou elementos da história.
8. MÁSCARAS E FANTOCHES:

  • Construir máscaras e fantoches com caixa de leite, saco de papel , retalhos, pedaços de lãs e de papel do personagem que mais gostou.
9. MODELAGEM COM MASSINHA OU ARGILA

  • Modelar com massinha e/ou argila personagens ou cenas da história
10. BANCA DA LEITURA

  • Colocar no pátio mesas com vários tipos de material de leitura: livros de vários gêneros, jornais, revistas especializadas etc.
11. TENDA DA LEITURA 
  • Montar tendas temáticas ou não contendo livros e/ou trabalhos dos alunos.
12.CAIXA DE DRAMATIZAÇÃO
  • Colocar em caixa(s) decorada objetos , roupas e sapatos que possam ser utilizados pelos alunos após a contação de história

IMPORTANTE!!!Todos estes trabalhos neste dia devem ser precedidos de uma trabalho coma biografia de Monteiro Lobato, o maior escritor de história infantil do nosso país e dependendo da faixa etária acrescentando  a de Hans Christian Andersen ( links abaixo)





























sexta-feira, 13 de abril de 2012


O CAE (Centro de Apoio Escolar) promove o 1º Encontro Pedagógico 2012 nos dias 27 e 28 de abril, no Recreio (Rio de Janeiro).
O Encontro reunirá profissionais para tratar de temas ligados a psicanálise, gênero e diversidade. Além das palestras, os intervalos servirão como excelente oportunidade para a troca de experiências entre os participantes.
Programação completa:
27/04 (sexta-feira)
8:30h: Credenciamento e Welcome Coffee
9:00h: Abertura
9:10h: Agressividade na Escola
Carlos Alberto de Mattos Ferreira
10:40h: Intervalo para Café
11:00h: Técnicas de Neurolinguística Aplicadas a Educação
Mônica Mª Levy Gonçalves Nunes
12:30h às 14:00h: Almoço
14:00h: Transtornos de Aprendizagem: "TDAH"
Lilian Cunha
15:20: Intervalo para café
15:40h: Relações Interpessoais na Escola – Limites e Competências
Lea Therezé
17:00: Encerramento e Avaliação
28/04 (sábado)
8:30h: Credenciamento e Welcome Coffee
9:00h: Abertura
9:10h: Identidade construída na Educação Infantil: Ação, Fantasia e
Comunicação

Marisa Lacerda Mesquita
10:40h: Intervalo para Café
11:00h: Promovendo a leitura e Formando Leitores no Contexto Escolar
Lucia Maria Gomes Florêncio
12:30h às 14:00h: Almoço
14:00h: Novos Rumos da inclusão Escolar em Turmas Regulares
Ana Paula Regal Pepe e Deise Alves Rodrigues
15:20: Intervalo para café
15:40h: Sucesso Escolar – O Corpo em Movimento
Márcia dos Santos Gouvêa
17:00: Encerramento e Avaliação
Local:
Auditório Sociedade Educacional Ramos Pinto
Rua Coronel João Olintho, 937 – Recreio
Últimas vagas disponíveis.
Telefones:
21 2437-3774 / 
21 9897-1088
Valdete Santos
Pedagoga