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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

      

CONVERSANDO COM OS PAIS


Educar não é tarefa fácil,se tivesse uma receita seria melhor, como cada ser humano é único,  isso é impossível! Mas com um pouco de conhecimento e muito amor, 

                                                                    tudo é possível!

Quero começar meu bate-papo com vocês falando sobre "adolescentes ", por conviver atualmente, não só como mãe, mas também como educadora, com muito deles.Vou partilhar por alguns dias resumos de capítulos do livro "Adolescentes: Quem ama educa!" do Psicanalista e  Educador Içami Tiba. A leitura deste livro   me ajudou em muito a entendê-los melhor.
Atualizada e ampliada, a versão discute as dificuldades de educar filhos em uma sociedade que tenta aprender a lidar com a força das mídias sociais, com a falta de tempo e com as questões inerentes à adolescência. 

ADOLESCÊNCIA: SEGUNDO PARTO



PARTE 

Uma ordem do cérebro dá a largada. A partir dela, os testículos e os ovários iniciam a produção de hormônios que vão transformar os meninos e meninas em homens e mulheres.Pelo segundo parto, a criança se transforma em púbere e adolescente.

1. O PÚBERE ESTÁ PARA O BEBÊ..

A puberdade marca o fim da infância e o começo da adolescência, assim como o bebê , o fim da gestação e começa da infância.O púbere tem que aprender o que está acontecendo com o seu corpo.Essa percepção e esse entendimento de si mesmo, ele tem que fazer por si próprio.Os pais do bebê têm que fazer tudo por ele pelo amor dadivoso, até ele começar a fazer sozinho o que quer e/ou precisa. É muito importante que a criancinha comece a fazer as coisas conforme a sua capacidade.Quanto mais ela aprender, tanto mais sua auto-estima melhora e mais segura ela se torna. Mais tarde, mesmo tendo condições de comer sozinha, a criança pedirá a mãe que lhe sirva.Essa mãe poderá ser a serviçal do filho adolescente, pois está castrando a possibilidade de ele se arranjar sozinho. O púbere já não quer que seus pais interfiram nas suas descobertas sexuais. O que fazem de melhor é dar-lhe esse tempo e respeitar sua privacidade até que não se comprove que não merece. Caso os pais insistam querendo dar amor dadivoso e o amor que ensina para quem não está, naquele momento querendo recebê-los, estarão sendo inadequados. Correm os pais riscos de serem rechaçados pelo púbere.Esse rechaço funciona como uma espécie de fórceps às avessas para arrancar momentaneamente os pais de sua vida. ( Continua )

CONVERSANDO COM OS PAIS - Adolescência



PARTE II... ASSIM COMO O ADOLESCENTE ESTÁ PARA A CRIANÇA



A infância funciona como uma socialização familiar e  comunitária, em que a criança apreende os valores, sendo alfabetizada e praticando noções de convivência com as pessoas  da família e os conhecidos. Crianças imitam comportamentos dos colegas, da televisão dos próprios pais.Enquanto se ensina à criança comportamentos adequado, os pais têm acesso às origens dos inadequados. A interferência dos pais nestes ambientes pode ajudar todas as crianças. A não tomada de atitudes pode ser vista como negligência. A adolescência é um período de desenvolvimento psicossocial, no qual se afasta da própria família para se adentrar nos grupos sociais. Com amigos enfrenta o mundo, mas quando sozinho pode perder a coragem de abordar um estranho. Em casa frequentemente se indispõe com os pais, mas na rua tolera amigos inconvenientes.É um período de desenvolvimento constante até se atingir a fase de um adulto-jovem. Se na infância a escola é fundamental, na adolescência acrescenta-se a importância da amizade , desenvolvem-se outros tipos de relacionamentos, e o interesse afetivo-sexual cresce muito. Os pais agora têm que adotar um novo posicionamento educativo, precisa é se preparar para a vida futura , fazendo o que sabe , ajudado pelo amor que exige.Por mais que queiram e possam, os pais devem se abster de tomar uma atitude pelo filho adolescente. É preciso que os pais preparem seus filhos internamente, seja por liberdade progressiva, seja por terapia, para que eles aprendam a se proteger sozinhos, a não se exporem tanto aos perigos nem às drogas. Não há como protegê-los fisicamente se eles mesmos ficam buscando o perigo.

(Continua)

domingo, 3 de julho de 2011

AGORA É LEI : BIBILOTECA EM TODAS AS ESCOLAS .

LEI Nº 12.244, DE 24 DE MAIO DE 2010

Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.

O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o As instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País
contarão com bibliotecas, nos termos desta Lei.

Art. 2o Para os fins desta Lei, considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais
videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa,estudo ou leitura.

Parágrafo único. Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.

Art. 3o Os sistemas de ensino do País deverão desenvolver esforços progressivos para que a
universalização das bibliotecas escolares, nos termos previstos nesta Lei, seja efetivada num
prazo máximo de dez anos, respeitada a profissão de Bibliotecário, disciplinada pelas Leis nºs 4.084, de 30 de junho de 1962, e 9.674, de 25 de junho de 1998.

Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 24 de maio de 2010; 189º da Independência e 122º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Carlos Lupi

quarta-feira, 29 de junho de 2011

LEITURA: ABRACE ESSA IDÉIA - Direito do leitor


Desenvolver o gosto pela leitura é muito fácil: deixe o bebê,  a criança,o adolescente, jovem e o adulto em contato o livro ou outro material escrito, explorando-o livremente , e apenas medie orientando   e incentivando, como se faz com uma bola nos pés dos meninos nos campos de futebol. Sem exigir e cobrar nada.
 Espere e verá resultado!

OS DIREITOS DO LEITOR                                                              
 
O direito de não ler
 
O direito de não falar do que se leu
O direito de saltar páginas
O direito de não acabar um livro
O direito de reler
O direito de ler não importa onde
O direito de ler não importa o que
O direito de amar os heróis dos romances
O direito de saltar de livro em livro                                         
O direito de ler em voz alta

(Daniel Pennac,Como um romance, E. Asa)
PROPONDO UMA ATIVIDADE:
Quais seriam os direitos de leitor que você criaria? É claro que criamos os direitos com base nas nossas experiências de leitura satisfatórias ou não... O que você incluiria nesta lista? Ou que outra lista faria? Agora é com vocês! Tragam suas idéias e suas listas de direitos de leitores. E olhem que isso é só de leitores de livros... Se falarmos de outras leituras, a lista pode ser totalmente diferente.