Total de visualizações de página

Seguidores

CURTIR_FACEBOOK

Follow by Email

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

450 ANOS DO RIO _ POESIAS E ATIVIDADES LÚDICAS COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA




OFICINA DE POESIA COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA

Tema: “O Fino da Bossa e da Poesia”

Público-alvo: Alunos do 6º ao 9º ano

Criado por: Profª Valdete Santos, Lucia Maria Florencio e Vilma  Tavares 

I- Justificativa

         Há um pouco mais de  50 anos atrás o samba brasileiro projetou-se nacional e internacionalmente por sua célebre batida sincopada. Foi praticamente um movimento de emergência urbana, em que artistas, incluindo-se aí compositores, cantores, instrumentistas e poetas, procuravam desvincular-se do jazz, tão venerado na época, desenvolvendo versão popular e nacionalista da cultura genuinamente brasileira.
         O movimento cresceu, tomou corpo e se engrandeceu nos festivais de música, recebendo o nome de Bossa Nova, porque era original em sua batida, tendo João Gilberto, compositor brasileiro, como grande representante deste momento na história da música e da poesia.
         Para comemorar os 50 anos de Bossa Nova, este projeto foi pensado pela Sala de Leitura Pólo da E.M. 25 de Abril juntamente com a profª Vilma, que desenvolveu as etapas da oficina, cuja culminância será o Sarau de Poesias.

II- Objetivos

a) Valorizar os diversos tipos de linguagens, conforme as diversas leituras do mundo.

b) Fazer com que o aluno observe a sutilidade do momento na música e na poesia.

c) Despertar o senso crítico e a sensibilidade, levando o aluno a escrever de forma poética.

III- Motivação

1) Os alunos ouvirão várias músicas de Bossa Nova para que percebam a melodia, o ritmo, o lirismo, a poesia.

2) Fotografias dos expoentes do movimento serão expostas para que os alunos se familiarizem com os artistas.

3) Ao som da música “Wave”, os alunos caminharão livremente pela sala, movimentando seu corpo  conforme o ritmo. Quando a música for interrompida, eles deverão ficar parados no lugar e formar grupos com os que tiverem mais próximos, dando início aos trabalhos.


IV – Desenvolvimento

         A dinamizadora tecerá alguns comentários sobre o que foi a Bossa Nova, dando ênfase ao poeta Vinícius de Moraes, com sua contribuição para  o movimento na época, recitando o “Soneto da Fidelidade”.

Atividades Práticas


1)    A partir das músicas “Chega de Saudade” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), “Insensatez” ( Tom Jobim e Vinícius de Moraes) e “Minha Namorada” (Vinícius de Moraes), os alunos farão uma nova produção lírico-poética.

2)    Com base nas letras das músicas “Samba do Avião” (Tom Jobim), “O Barquinho” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e “Águas de Março” (Tom Jobim), será elaborada uma poesia falando sobre o Rio de Janeiro.

3)    O aluno produzirá uma poesia em homenagem a Vinícius de Moraes, entitulada “Ode ao Poetinha”.

4)    A partir de versos construídos  pela dinamizadora, os grupos terão como tarefa ampliar a poesia construindo novos versos e, posteriormente, tentar musicá-la com a batida sincopada, característica da Bossa Nova.

            ELA

Deusa da minha vida
Inspiração da minha poesia
Quando me vejo cansado
Acalento dores em teu espírito iluminado

Abrigo onde guardo e me protejo
Do mundo lá fora

És paz do meu amor
Única e bela como uma flor
Emoção incontida
Dos meus momentos de vida
                                                                (Vilma Tavares)

 - Recursos Humanos
        
         Professores de Sala de Leitura da U.E. e  a professora convidada como dinamizadora.


VI – Recursos  Materiais

·         DVD com imagens do Rio de Janeiro e músicas da Bossa Nova

·         CD com músicas da Bossa Nova

·         Pranchas sobre a Bossa Nova com imagens dos artistas do movimento

·         Material impresso com as letras das músicas trabalhadas



VII - Avaliação

         Os alunos deverão externar seus sentimentos em relação à oficina através de uma frase significativa, extraída de uma música da Bossa Nova.





             SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS  COM MÚSICAS DA BOSSA NOVA


# CLIQUE AQUI: 




A partir da leitura, audição e interpretação  das letras de música da Bossa Nova, realizar as  seguintes atividades

1) Imagem e Ação: apresentar uma lista de títulos de músicas da bossa nova. Pedir para que se faça uma ilustração para cada título. Pode-se ouvir uma ou mais canções.

2) Re-criando: apresentar uma ou mais letras de canções ao grupo. Dar ao grupo, papel,cola, tesoura, sucata, etc. Pedir que o grupo crie uma “obra de arte” que sintetize a temática de uma das letras das canções dadas.

3) Cartão Postal:  apresentar cartões postais de vários lugares   e músicas  da bossa nova que fale do Rio de Janeiro. Pedir ao grupo que crie cartões postais dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, com sobras de material de recorte e/ou artesanato.

4) Transformando: apresentar letras diversas de canções da bossa nova. Pedir ao grupo que apresente a mesma canção em um outro formato. Ex.: como se fora uma notícia de jornal; uma receita; uma bula de remédio, etc.

5) Contação de histórias: apresentar /contar as seguintes histórias: “Chapeuzinho Vermelho” e “Fita Verde no Cabelo” - Guimarães Rosa. Comparar as histórias à música “Chapeuzinho de Maiô” - tecer relações intertextuais.

6) Sensibilizando com a Bossa Zen - ouvir musica da  bossa nova instrumental, de olhos fechados e deixando a mente alçar vôos. Depois lançar uma questão: o que falta para um Rio de paz? Criar um painel com resposta, desenhos e o que desejar.

7) Parodiando: entregar letras de músicas para serem parodiadas:

letra original , mudando o ritmo
letra original, mudando a letra











9 comentários:

  1. olá!vim através da agenda dos blogs conhecer seu cantinho,amei.te seguindo...tenha uma Boa Tarde fica c/Deus bjss!http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, é assim que aprendemos a expressar nossos sentimentos no papel. Gostei. Vim do Agenda blog, conhecer seu espaço. Boa tarde e beijinhos meus.

    ResponderExcluir
  3. Oi, como está ? Vim da agenda dos blogs, conhecer o seu cantinho e já estou te seguindo se quiser conhecer o meu e seguir ficaria muito feliz....bjs

    www.bio-pink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Valdete !! que lindo seu blog estou te seguindo e a convido para visitar o meu blob mirnach.blobspot.com.br e siga-me vou adorar!! Sucesso, bjus

    ResponderExcluir
  5. venho da agenda dos blogs,adorei te conhecer,parabens pela profissao pois o Brasil depende dela ,e deve ser muito valorizada.Ja estou te seguindo.Convido para que venha visitar meu cantinho tbem artesdiversos.blogspot.com.br obrigada bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Vim da agenda dos blogs visitar o seu espaço e gostei muito daqui,
    já estou seguindo
    Venha conhecer o meu e se gostar me siga por igual

    Bjks

    My
    http://entreelassempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu sou a Fran do blog Fran Paradise Makeup e conheci teu blog através da agenda dos blogs, já estou lhe seguindo adorei teu conteúdo, venha conhecer o meu tbm... Um super bjo
    www.franparadisemakeup.com.br

    ResponderExcluir
  8. te vi na agenda do blog te seguindo venha conhecero o meu
    http://michelimartins2929.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/bloghairmakeup

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Valdete!!

    Eu também sou faço parte da educação, já aposentei do vínculo estadual e permaneço no municipal...só que a amo tanto a minha profissão, que recomecei a estudar.

    Vi seu nome nas Boqueiras Unidas e gostaria de receber sua visita em meu cantinho www.profetizandotudoposso.blogspt.com.br
    Se desejar seguir, virei retribuir com muita alegria!

    Deus te abençoe com chuvas de bênçãos!!

    ResponderExcluir

Olá Professoras(es) e pedagogas(os), esse Blog tem por finalidade trocarmos experiências sobre Educação. Sejam muito bem-vindos e seu comentário, dicas, opiniões, vivências em nossa área de atuação é muito importante para atualização do mesmo...obrigada, voltem sempre!