Total de visualizações de página

Seguidores

CURTIR_FACEBOOK

Follow by Email

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

PROJETO DE ED. FÍSICA -COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS


ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM ED. FÍSICA  para O DIA DOS PAIS

Brincando e comemorando 


PÚBLICO ALVO: Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental

OBJETIVOS PRINCIPAIS
  • A importância da paternidade para a criação e fortalecimento da imagem do esquema corporal de ambos através da ludicidade;
  • A oportunidade da confraternização e do enriquecimento relacional;

DURAÇÃO APROXIMADA
1h E 45m

DESENVOLVIMENTO:

O COMEÇO: 20m

As crianças  ao chegarem com o pais são recebidos pela equipe da creche-escola com alegria e amor.Depois os filhos são encaminhados separadamente para um espaço diferente dos pais onde ficarão brincando.Enquanto isso os pais deverão se esconder em algum lugar escolhido com antecedência ou não, pela equipe ou por eles na hora sem pressa (pique-esconde).Dependendo do espaço, eles podem  ser divididos em pequenos grupos. Após todos escondidos sem dificuldades, os filhos são orientados na procura do pai, conforme eles foram achados, se agruparão no espaço determinado.

O AQUECIMENTO:20m

Com música ou não, alongar as partes do corpo separadamente e depois coordenadas descontraidamente ( as mãos , os ombros, braços, quadril, pernas e pés, pescoço e cabeça.Os movimentos podem ser feitos de frente para os filhos, melhorando a visualização e o ritmo- perguntar se alguém tem idéias). Agora aumentar a motivação com mais energia , todos pulando.
Variações: agora bem alto e baixinho (repetir de mãos dadas com os filho(s); saltando as mãos, abrindo e fechando as pernas, os braços também;alternados para frente e trás; para os lados.Todos girando, para um lado para o o outro, batendo palmas; formando uma grande roda, rodando para ambos os lados, abrindo e fechando a roda, fazendo o trenzinho e correndo de mãos dadas  e o caracol.

A VIVÊNCIA: 25m

Momento de diminuir o ritmo e recuperar o fôlego, caminhando com o filho devagar, naturalmente com as mãos dadas ou um do lado do outro, procurando os espaços vazios , respirando profundamente e soltando o ar lentamente agora com música, imitando uma formiguinha; andando de costas quase parando, imitando o caranguejo; novamente andando de frente aumentando ou mudando a música para movimentos mais ativos, imitando um gigante;elefante;girafa;urso;boi;bode;macaco;passarinho;abelha;leão;cachorro;gato;pintinho;galo;sapo;jacaré;minhoca (solicitar alguma criança com novo animal).

O BRINCAR: 30 m

 A brincadeira deve ser espontânea, quem não participar, pode ser estimulando, mas sem forçar.
Com música todos dançando, quando a música parar, fazer uma estátua ( na sequência) podem ser dados adjetivos como: estátua feliz, triste, com sono, com medo, com fome, de monstro...).
Pode ser alternado uma vez o pai ou o filho, tentando fazer a estátua se mover ou falar, mas sem tocar,
Com a música, dançar encostando as partes do corpo: as mãos , o nariz,a testa, as costas, o bumbum...O filho sobe no pé do pai e os dois dançam juntos , fazendo rema-rema, com  o filho nas costas (mochila), no colo, cavalinho, como quiser.

Gincana do papai:

O pai que sabe dançar e cantar;
O pai que ri e chora bem engraçado;
O pai que sabe assobiar;
Dois pais voluntários, que com a corda, irão balança-la no solo igual a cobrinha e os outros não poderão  encostar o pé
Pais um lado do outro e os filhos do outro lado do espaço na mesma direção com pernas afastadas. Ao sinal os filhos correm até seu pai, passam por baixo de suas pernas e voltam 
para o seu lugar.

A VIVÊNCIA: 25 min

Com  a mesma formação anteror, o pai tentará jogar a bola rolando para passar por baixo da perna do filho e vice-versa.Poderá repetir se houver tempo.
O pai segura o balde o balde e o filho arremessa  a bola e vive-versa.Combinar quantas vezes ou não;
Com bola de gás enche até estourar;
Com papel higiênico, quem enrola o filho melhor, usando todo o rolo;
O pai que roda Bambolê no solo, na cintura e nos braços;
Montar quebra-cabeças grandes;
Fazer um desenho bem bonito do pai.

Obs: 
1.As brincadeiras acima podem ser feitas como recreação ou como gincana olímpica;
2. O brincar pode ser dividido em duas partes;
3. É fundamental, dividi-la por faixa-etária;
4.O filho poderá representar o pai.

O RELAXAMENTO: 15 min

1.Utilizando música apropriada e colchonete, o filho deita, fecha os olhos e o pai faz  a massagem, começando pelos pés e devagar vai subindo até a cabeça.
2. Inverter os papéis;
3.o pai deitado e o filho começam a beijá-lopela testa, olhos, nariz, bochecha, orelhas,queixo e boca;
4.Após o beijo o filho escuta o coração do pai;
5. Finalizando com um olhar e abraçado bem apertado.


(Projeto elaborado   Profº Fábio Sá ,  Pós graduado em Ed. Física - Pscicomotricidade, para a Creche Escola Luluzinha e Colégio PauloVI - RJ- Coordenadora Profª Valdete Silva)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Professoras(es) e pedagogas(os), esse Blog tem por finalidade trocarmos experiências sobre Educação. Sejam muito bem-vindos e seu comentário, dicas, opiniões, vivências em nossa área de atuação é muito importante para atualização do mesmo...obrigada, voltem sempre!