Total de visualizações de página

Seguidores

CURTIR_FACEBOOK

Follow by Email

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CONVERSANDO COM OS PAIS: A ESCOLHA DA ESCOLA

JÁ COMEÇARAM AS MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2012. ESCOLHA BEM A ESCOLHA DO SEU FILHO, SEJA ELA UMA ESCOLA NOVA OU A PERMANÊNCIA NA QUE ELE JÁ ESTÁ.

Atualmente temos um número elevado de escolas espalhadas pelo Brasil, essa grande quantidade faz com que os pais fiquem perdidos na hora de escolher em que escola matricular os filhos.
Quais são os critérios que devem ser avaliados na hora da escolha?

1º - Os pais devem fazer uma lista de escolas.
2º - Dentro dessa lista os pais deverão descartar as escolas que não estão de acordo com seus valores (conservador ou liberal).
3º - Os pais devem visitar a escola e questionar sua proposta pedagógica.
4º - Durante a visita à escola os pais devem prestar atenção no atendimento, no estacionamento, principalmente, na entrada e saída, pois esses, geralmente, causam problemas.
5º - Observar se a escola é atual, ou se continua com os métodos antigos de ensino, se prepara o aluno somente para a vida ou se também o prepara para o mercado de trabalho.
6º - Os pais devem ter atenção se a escola incentiva a solidariedade, o respeito, a ética, entre outros conceitos que formam o ser humano de caráter honroso.
7º - Verifique se a escola oferece um bom espaço físico, tendo uma estrutura segura que disponibiliza áreas de lazer para o estudante.
8º - Atente-se para a qualificação dos profissionais que ali trabalham.
9º - Descubra como são tratados os atrasos dos alunos, como a escola se comporta diante de assuntos polêmicos.
10º - Analise os recursos que a escola disponibiliza aos seus alunos.

Se o seu filho for adolescente, você deverá sentar e ouvir a opinião dele sobre as escolas candidatas. Ao entrar em um consenso com os filhos é hora de matricular.
Na hora da escolha é importante que os pais façam um amplo questionamento sobre diversas diretrizes.
A escola é um espaço destinado ao aprendizado da criança, mas lembre-se que a educação começa em casa, ou seja, são os pais que iniciam e participam da educação dos filhos.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Professoras(es) e pedagogas(os), esse Blog tem por finalidade trocarmos experiências sobre Educação. Sejam muito bem-vindos e seu comentário, dicas, opiniões, vivências em nossa área de atuação é muito importante para atualização do mesmo...obrigada, voltem sempre!