Total de visualizações de página

Seguidores

Licença Creative Commons
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO de VALDETE SANTOS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil.
Based on a work at assessoriaemeducacao2012.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://conversandosobreeducacao2011.blogspot.com/.

CURTIR_FACEBOOK

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

LEITURA: ABRACE ESSA IDÉIA: Leitura para a criança

LEITURA PARA  CRIANÇA NÃO É PARA GENTE GRANDE!

A criança antigamente era criada como adulto, educar a criança como criança é recente. E isto se vê na própria literatura. Na história de Chapeuzinho Vermelho original, por exemplo, ela é comida pelo lobo.Quando se passou a ter a criança como foco procurou-se moraliza-la. E isto aconteceu com muitas histórias hoje infantis.A história da D. Baratinha é ideal para trabalhar o sentimento de perda e frustração, já que o ratão escolhe a baratinha e ela morre. Ele sofre esta perda, se revitaliza e começa procurar outras pessoas. Assim podemos utilizar as histórias infantis com várias intenções já que através da  leitura mexemos com a imaginação, emoção e prazer.Existem fases importantes do leitor  de acordo com a sua faixa  etária e é importante conhece-las para a escolha acertada da história a ser contada e/ou livro a ser lido ou indicado.



FASES DO DESENVOLVIMENTO LEITOR

PRÉ-LEITOR
A partir de 4/5 anos

Fase da descoberta do mundo concreto e do mundo da linguagem, estabelecimento de relações entre imagens e palavras. Fase da leitura visual e preferência por livros que propõem vivências radicadas no cotidiano familiar, cenas individualizadas e textos com rimas.

LEITOR INICIANTE
A partir de 6/7 anos

Fase de aprendizagem da leitura. O leitor reconhece a formação das sílabas simples e complexas. Inicia o processo de socialização e de racionalização da realidade, e tem preferência por histórias bem-humoradas, em que a astúcia do fraco vence a prepotência do forte; aventuras no ambiente próximo, histórias de animais, fantasia e problemas infantis.

LEITOR EM PROCESSO
A partir de 8/9 anos

Fase em que o leitor já domina o mecanismo da leitura, acentuando-se o interesse pelo conhecimento das coisas. Inicia a consolidação do processo de alfabetização e tem atração pelos desafios e pelos questionamentos de toda a natureza. Preferência pelos contos fantásticos, contos de fadas, folclore, histórias de humor e animismo.

LEITOR FLUENTE
A partir de 10/11 anos

Fase da consolidação do domínio do mecanismo da leitura. Desenvolvimento da capacidade de abstração aliada ao pensamento formal e reflexivo. Fase da pré-adolescência e interesse pela participação em grupos ou equipes, daí a preferência pelos heróis ou heroínas que lutam por ideais humanitários e justos. O leitor também aprecia aventuras sensacionalistas de detetives e fantasmas, ficção científica, histórias da atualidade e de amor.

LEITOR CRÍTICO
A partir de 12/13 anos

Fase de total domínio da leitura e da linguagem escrita. Desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Capacidade de assimilar ideias e reelaborá-las a partir da própria experiência. Preferência por aventuras intelectualizadas, viagens, confl itos psicológicos, crônicas e contos. A partir de 14 anos, o leitor crítico e independente se aproxima cada vez mais da literatura adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Professoras(es) e pedagogas(os), esse Blog tem por finalidade trocarmos experiências sobre Educação. Sejam muito bem-vindos e seu comentário, dicas, opiniões, vivências em nossa área de atuação é muito importante para atualização do mesmo...obrigada, voltem sempre!